Ex-primeira-dama do AM é presa após arrombar boxes de armazenamento

Crédito: Jair Araújo/Acrítica
Ex-governador do AM José Melo e a ex-primeira-dama Edilene Oliveira chegam algemados ao IML

FABIANO MAISONNAVE
EM SÃO PAULO

Após ser filmada coordenando o arrombamento de boxes de armazenamento, a ex-primeira-dama do Amazonas Edilene Oliveira foi presa nesta quinta-feira (4) e levada à carceragem da Polícia Federal em Manaus, onde já estava o seu marido, o ex-governador José Melo (Pros). Ambos são acusados de comandar desvios milionários na saúde.

Segundo a Polícia Federal, Oliveira e dois familiares foram à empresa Paraguardar no dia 23 de dezembro. Sem as chaves –apreendidas na véspera por uma operação da PF–, ela orientou os funcionários a arrombar dois boxes. Imagens de câmeras de segurança mostram ao menos uma caixa sendo levada por um dos seus acompanhantes.

A PF também afirma que o casal tentou intimidar construtores que fizeram reformas de uma mansão. Um deles disse, em depoimento, ter recebido R$ 500 mil em dinheiro vivo como pagamento por obras.

Ao acatar o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal, a juíza Jaiza Fraxe afirmou que "recaem provas suficientes de materialidade do crime de peculato, do crime de lavagem, do crime de fraude em licitações, do crime de corrupção e do crime de formação de organização criminosa.

Crédito: Reprodução
Ex-primeira-dama do AM Edilene Oliveira é presa após arrombar boxes de armazenamento

PRISÃO PREVENTIVA

Para a juíza federal, "há fortes indícios de que ambos foram os líderes ativos de todas essas infrações penais que geraram rombo nos cofres da saúde do Estado do Amazonas". Os dois estão em prisão preventiva, ou seja, sem prazo para a soltura.

Além do ex-governador, preso no último domingo (31), três secretários de sua gestão também passaram a virada do ano atrás das grades: Afonso Lobo (Fazenda), Wilson Alecrim (Saúde) e Evandro Melo (Administração).

As investigações sobre desvios na saúde começaram em setembro de 2016. Ao menos R$ 50 milhões de repasses do governo federal teriam sido roubados, segundo o MPF.

Em maio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou Melo por compra de votos para a sua reeleição, em 2014. Em agosto, houve novas eleições no Amazonas, com a vitória de Amazonino Mendes (PDT).

CERA DE DEPILAÇÃO

Em resposta por escrito, o advogado José Carlos Cavalcanti Júnior explicou que a ex-primeira-dama arrombou o box de armazenamento para buscar cinco caixas de cera de depilação, destinadas à sua empresa.

Cavalcanti Júnior também refutou a acusação de que o casal estivesse intimidando testemunhas no momento do depoimento. De acordo com ele, a evidência –uma camionete parada ao lado da MPF em que estariam seguranças de Melo– não foi corroborada pelo sistema de câmeras de segurança do prédio.

O advogado não comentou sobre a acusação de que o casal estaria no comando do esquema de desvio de verbas da saúde pública. Nos autos, o ex-governador é citado dizendo que não há provas contra ele e que "tudo não passa de 'fofocas de blogs'".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.