LEANDRO RESENDE
DA AGÊNCIA LUPA

Agência Lupa avalia declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre as eleições de 2018

"Não vejo problema em discutir o assunto (candidatura à Presidência)"
RODRIGO MAIA (DEM-RJ) em "O GLOBO", 9.jan.2018
presidente da Câmara

contraditório Há menos de um mês, Rodrigo Maia refutou a possibilidade de ser candidato a presidente. "Agradeço muito a lembrança dos meus aliados, mas eu já disse a todos que eu sou candidato a deputado federal", afirmou em Fortaleza (CE). No mesmo dia, voltou a dizer que disputaria vaga na Câmara: "Se conseguir renovar meu mandato de deputado, continuarei ajudando o Brasil nas grandes reformas". O presidente da Câmara também havia dito ao programa Canal Livre, da "TV Bandeirantes", em 8 de janeiro, que, "no momento", a chance de ser escolhido como candidato do DEM à Presidência é "zero". No dia 20 de dezembro, ao jornalista Roberto D'Ávila, na "GloboNews", Maia afirmou que 2018 talvez não fosse seu momento. "Se o meu poder político se transformar em poder eleitoral, é óbvio que eu disputaria. Eu acho que não será nessa. Mas no momento que eu tiver chance", disse. A assessoria de Maia informou que ele "não admitiu ser candidato" e sim que seu nome é cogitado pelo DEM pela "posição que ocupa como presidente da Câmara".

"O DEM está trabalhando para isso. O que não quer dizer que ele (Cesar Maia) vai aceitar (ser candidato a governador)"
Rodrigo Maia (DEM-RJ) em "O Globo", 9.jan.2018
presidente da Câmara

CONTRADITÓRIO Há três meses, Maia foi enfático ao defender a candidatura do pai ao governo do Rio. "O DEM terá candidato (próprio): Cesar Maia", disse no dia 4 de outubro. Cesar Maia é vereador pelo DEM carioca desde 2012. Antes, foi prefeito do Rio após vencer em três eleições: 1992, 2000 e 2004. Maia informou que ele e o DEM querem que Cesar Maia se candidate ao governo do Rio.

"Eu já respondi, já depus. (...) Os processos serão arquivados"
Rodrigo Maia (DEM-RJ) em "O Globo", 09.jan.2018
presidente da Câmara

AINDA É CEDO PARA DIZER Maia é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal originados a partir de delações de executivos da Odebrecht. Ele responde processo por supostamente ter recebido propina para facilitar a aprovação de medidas favoráveis à empreiteira. Ele e o pai também são investigados por recebimento de propina para campanhas e pela prática de "caixa três". Em nota, Maia alega que todas "as doações recebidas em suas campanhas respeitaram à legislação vigente", e que prestou "todos os esclarecimentos solicitados" no curso dos inquéritos.

Contraditório A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte.

Ainda é cedo para dizer A informação pode vir a ser verdadeira, ainda não é

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.