CHICO MARÉS
DA AGÊNCIA LUPA

A Agência Lupa analisou a entrevista dada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à Rádio Bandeirantes no última dia 16. Confira o resultado.

"O Aécio tinha, em abril [de 2014], 5%. (...) Eu tenho de 9% a 12%"
GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)
Rádio Bandeirantes - 16.jan.2018

FALSO As pesquisas estimuladas feitas por Datafolha e Ibope em abril de 2014 davam ao senador mineiro entre 14% e 18% das intenções de voto -cerca de três vezes mais do que disse Alckmin. Já a pesquisa CNT/MDA, divulgada no mesmo mês, dava 21% a Aécio. Nos últimos levantamentos estimulados feitos pelos mesmos institutos, Alckmin apareceu entre 5% e 12% de intenções de voto. Ele só passa dos 10% em cenários sem o ex-presidente Lula. Nas pesquisas espontâneas de abril de 2014, Aécio tinha entre 3% e 9%. Alckmin tem 1%. O governo de SP informou que uma pesquisa espontânea da CNT/MDA, de janeiro de 2014, apontava 5,6% das intenções para Aécio, enquanto uma estimulada realizada pelo Ibope "na mesma época" mostrava o candidato com 13%. As pesquisas, na verdade, são de fevereiro e março, respectivamente. E Alckmin foi claro. Referia-se a abril de 2014.

"[Foi] O governo que descobriu [o caso de fraude nas merendas]. O governo que fez todo o processo e agora vai a Justiça delimitar [a responsabilidade]"
GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)
Rádio Bandeirantes - 16.jan.2018

FALSO Em janeiro de 2016, o Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo deflagraram a Operação Alba Branca para investigar um esquema de superfaturamento na venda de alimentos para a merenda escolar. Em nota, a Polícia Civil informou que "as investigações se iniciaram a partir de denúncia formal de um ex-funcionário da Cooperativa Agrícola Familiar -Coaf de Bebedouro". No último dia 15, o MP denunciou os envolvidos. Entre eles, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de SP Fernando Capez (PSDB). A assessoria de Alckmin destacou que a Polícia Civil é um órgão do governo do Estado e que a Secretaria de Educação tomou todas as medidas administrativas cabíveis, solicitando, inclusive que a Coaf fosse proibida de participar de licitações.

"São Paulo (...) conseguiu manter o investimento [durante a crise]"
GERALDO ALCKMIN
Rádio Bandeirantes - 16.jan.2018

EXAGERADO Os relatórios de execução orçamentária publicados bimestralmente pelo governo de SP mostram que o investimento direto feito pelo governo estadual caiu desde 2014. Naquele ano, considerando valores liquidados, SP investiu 8,1% do que arrecadou. Em 2015 foram 5,6% e, em 2016, 4,9%. Os dados finais de 2017 ainda não estão no Portal de Transparência. O governo de SP disse que manteve o patamar de investimentos dos cinco anos anteriores em 2015 e 2016, apesar da queda de arrecadação. No cálculo, a assessoria do governo incluiu inversões financeiras primárias e investimentos de empresas estatais. Mas, mesmo assim, a proporção de investimento sobre o arrecadado teve queda. Foi de 12% 2014 para 9% em 2016.

"O Brasil, da década de 30 à década de 70, (...) cresceu 5% ao ano durante 40 anos"
GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)
Rádio Bandeirantes - 16.jan.2018

VERDADEIRO Segundo série histórica mantida pelo IBGE, a média de crescimento do Brasil entre 1930 e 1970 foi de 5,7%, patamar próximo ao citado pelo tucano. Vale ressaltar que não se tratou de crescimento constante.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.