CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

A direção do PT enviou a seus diretórios regionais uma lista de tarefas para ampliação de movimentos em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com objetivo de "animar a tropa" –segundo as palavras dos dirigentes petistas– foi definida a criação de "comitês temáticos" nos Estados de "caráter plural, sem se limitar ao campo petista".

Datafolha

"É fundamental incluir os movimentos sociais, outras forças políticas e entidades populares nos comitês. Definir prazo de uma semana para criação dos comitês", diz o documento que leva as assinaturas da secretária nacional de Organização, Gleide Andrade, e o secretário nacional de Movimentos Populares, Ivan Alex.

Gleide Andrade afirma que depois da pesquisa Datafolha está evidente que "não se pode restringir a um único partido a ação em defesa do direito de Lula concorrer".

Segundo ela, os comitês devem ter uma "visão ampla e plural", contando com a adesão daqueles que tenham a "compreensão de que Lula foi injustiçado".

Definida em reunião com a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), a pauta determina ainda a criação de comitês setoriais e a fixação de calendário para as atividades de lançamento temáticos da pré-candidatura de Lula.

Embora comemorem o resultado da pesquisa, dirigentes petistas já admitem, em conversas reservadas, a possibilidade de a foto de Lula não estar nas urnas no dia 7 de outubro.

Não está descartada a hipótese de o PT não ter candidato na disputa eleitoral. Até lá, o partido trabalhará pela eleição de sua bancada federal e pelo registro da candidatura de Lula no dia 15 de agosto.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - 1º turno
Datafolha 31.jan - 1º turno
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - 2º turno
Datafolha 31.jan - 2º turno
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - rejeição
Datafolha 31.jan - rejeição
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.