Associação cobra Cármen Lúcia sobre benefícios a juízes estaduais

Ministra decidiu que o plenário da corte julgará em 22 de março o auxílio-moradia

Brasília

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) divulgou nota nesta quinta-feira (22) para cobrar que a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, inclua na pauta de março o julgamento de uma ação que trata sobre benefícios a juízes estaduais.

Na quarta (21), Cármen Lúcia decidiu que o plenário da corte julgará em 22 de março o auxílio-moradia pago a juízes de todo o país.

Conforme mostrou o Painel, magistrados federais estão revoltados com o fato de a presidente do STF ter pautado ações que afetam a categoria, desconsiderando outra ação que questiona benefícios concedido a juízes estaduais. A diretoria da Ajufe decidiu na madrugada desta quinta convocar uma paralisação da categoria para o dia 15 de março.

Para a Ajufe, falta isonomia no tratamento dado às categorias dos juízes.

Em nota, a associação afirma que o STF "deixou de incluir em pauta de julgamento a ação (...) que trata da Lei dos 'Fatos Funcionais da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro', que servirá para definir o que pode e o que não pode ser pago aos juízes de todo o país, de forma clara, transparente e de acordo com os anseios de toda a população brasileira".

A Ajufe defende que as ações sejam julgadas em conjunto "para que sejam definidos, pelo STF, quais são os pagamentos legais e constitucionais devidos a todos os magistrados brasileiros (ministros, desembargadores e juízes), colocando uma resolução definitiva nesta questão, que tanto atormenta a população e a opinião pública brasileiras".

De acordo com a associação, "não basta julgar as ações que tratam do auxílio-moradia, que atingirão apenas os juízes federais, deixando sem resolução os diversos pagamentos realizados no âmbito dos demais segmentos do Judiciário".

A Ajufe diz ainda que os juízes federais entraram "no foco de poderosas forças" porque atuam de maneira "imparcial e combativa contra a corrupção".

A presidente do STF foi questionada pela Folha sobre os motivos que a levaram não incluir a ação que atinge os magistrados estaduais na pauta de março, mas a reportagem ainda não obteve resposta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.