Reforma visual da Folha implanta tipografia exclusiva

Mudanças tipográficas estão no centro da mudança visual do site

letras As da nova tipografia

Fontes foram criadas ou ajustadas para otimizar a visualização em tela além de melhor legibilidade, as adaptações proporcionam carregamento mais rápido de páginas, reduzindo o consumo de dados e melhorando a experiência do usuário.

A pedido da Folha, o tipógrafo catalão Jordi Embodas personalizou tipos gráficos, que são de uso exclusivo do jornal, com versões para telas e papel o novo projeto do jornal impresso está em desenvolvimento.

A paleta tipográfica será padronizada: de nove fontes usadas hoje pela Folha em diferentes plataformas, serão adotadas apenas três.

A Folha II, desenvolvida em 1996 e até hoje usada em títulos, recebeu ajustes. Além dela, foram criadas a Folha Texto —serifada (pequenos traços), para textos— e a Folha Gráfico —sem serifa, para infográficos e textos de apoio.

A ideia é que o leitor reconheça a marca da Folha, independentemente da plataforma em que esteja lendo, diz Marcio Freitas, consultor da reforma gráfica.

Ao ganhar organização e legibilidade, o jornal reforça sua identidade e o valor da informação, tão importantes em um momento de reafirmação do papel do jornalismo profissional, completa Thea Severino, editora do Núcleo de Imagem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.