Maluf tem 'desconforto respiratório' e segue internado em Brasília

STF autorizou que deputado cumpra prisão domiciliar em São Paulo

Angela Boldrini
Brasília

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), internado desde a madrugada de quarta-feira (28) em um hospital particular de Brasília, passou por problemas respiratórios durante a noite e será submetido a novos exames. 

De acordo com nota enviada na manhã desta quinta-feira (29), o parlamentar apresentou "desconforto respiratório e necessidade de uso de oxigênio suplementar" durante a noite. Ele seguirá internado em observação. 

O deputado Paulo Maluf (PP-SP), após exame de corpo de delito ao ser preso, em dezembro
O deputado Paulo Maluf (PP-SP), após exame de corpo de delito ao ser preso, em dezembro - Nelson Antoine - 20.dez.2017/Folhapress

Maluf, 86, deu entrada no hospital Home, na Asa Sul, com fortes dores na lombar, segundo boletim médico. Ele foi submetido a uma infiltração com corticoides na coluna na tarde desta quarta. 

Segundo seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, não há previsão de alta. 

Nesta quarta o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli autorizou que Maluf cumpra prisão domiciliar.

Na decisão, Toffoli afirma que a defesa de Maluf apresentou documentos que comprovam que o deputado "passa por graves problemas relacionados à sua saúde no cárcere".

O parlamentar está preso desde dezembro na Papuda, em Brasília. 

Em maio de 2017, Maluf foi condenado pela primeira turma do STF a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro. Ele também foi condenado à perda do mandato.

De acordo com a denúncia, enquanto era prefeito de São Paulo (1993 a 1996), Maluf ocultou e dissimulou dinheiro desviado da construção da avenida Água Espraiada (atualmente chamada de avenida Roberto Marinho).
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.