Descrição de chapéu Eleições 2018

Meirelles vai se filiar ao MDB  no próximo dia 3

Ministro deve ficar no comando da Fazenda até o fim da semana que vem

Marina Dias
Brasília

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vai se filiar ao MDB na próxima terça-feira (3), em Brasília. A cerimônia está marcada para as 11h.

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que quer viabilizar sua candidatura a presidente
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que quer viabilizar sua candidatura a presidente - Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente nacional do partido, Romero Jucá (RR), deve chegar à capital no fim de semana para participar da filiação.

 

Como mostrou a Folha, Meirelles decidiu deixar o cargo no início de abril para se filiar à sigla do presidente Michel Temer e tentar viabilizar sua candidatura ao Planalto.

O ministro deve ficar à frente da Fazenda até sexta-feira (6), fim do prazo para que os candidatos deixem seus cargos no governo se quiserem disputar as eleições. A data máxima para a desincompatibilização é 7 de abril, no sábado.

Em razão do evento de filiação, Meirelles não viajará mais a Lisboa, onde participaria de um seminário organizado pelo IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), do qual o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes é sócio. Meirelles enviará um representante em seu lugar.

O chefe da equipe econômica vai migrar para o partido de Temer mesmo sem a garantia de que será o nome do MDB ao Planalto.

Caso não decole, Meirelles cogita aceitar ser vice na chapa de Temer. O ministro tem apenas 2% nas pesquisas de intenção de voto, enquanto o presidente tem 1%.

Aliados de ambos, porém, ponderam que neste momento não há outro nome que queira se aliar a Temer e à sua baixíssima popularidade —6%. Os dois afirmam que é preciso defender as conquistas do governo, principalmente na área econômica.

Para sucedê-lo na Fazenda, Meirelles indicou a Temer os nomes dos secretários da pasta Eduardo Guardia (Secretaria-Executiva) e Mansueto Almeida (Acompanhamento Fiscal). Por ter mais respaldo da equipe e representar uma continuidade à política de Meirelles, Guardia é o favorito para o posto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.