PF prende em aeroporto no Rio investigado em operação derivada da Lava Jato 

Ex-subsecretário estadual de Administração Penitenciária teria participação em desvios

São Paulo

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (17), o advogado Marcos Vinícius Lips, ex-subsecretário estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. Ele e o ex-secretário, coronel César Rubens Monteiro, estão entre os investigados da Operação Pão Nosso, que investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a pasta.

Lips foi preso ao desembarcar no aeroporto do Galeão. Segundo informações da Agência Brasil, ele estaria vindo dos Estados Unidos.

A Pão Nosso foi deflagrada na terça-feira (13), como parte da Operação Lava Jato no Rio. A ordem de prisão preventiva contra Lips foi expedida pelo juiz Marcelo Bretas.

A operação apura desvios na Secretaria de Administração Penitenciária do Rio por meio de superfaturamento de contratos para o fornecimento de lanches em presídios.

Lips é suspeito de participar da fraude. A defesa dele ainda não se manifestou. De acordo com os investigadores, o esquema movimentou cerca de R$ 44,7 milhões entre 2010 e 2015.

Ex-secretário do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), o coronel Monteiro já havia sido preso na terça, assim como o delegado Marcelo Martins, até então chefe de uma das mais importantes áreas da Polícia Civil fluminense.

O delegado Marcelo Martins, ao centro da foto, chega à sede da Policia Federal após a operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato
O delegado Marcelo Martins, ao centro, chega à sede da Policia Federal após a Operação Pão Nosso, desdobramento da Lava Jato - José Lucena/Futura Press/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.