Descrição de chapéu Eleições 2018

Polícia usa gás lacrimogêneo para dispersar grupo anti-Lula em Foz do Iguaçu

Eles furaram um bloqueio de cerca de 300 metros de distância feito pela PM

Bruno Soares
Foz do Iguaçu

 Polícia Militar do Paraná usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar um grupo de manifestantes contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR). 

Eles furaram um bloqueio de cerca de 300 metros de distância, feito pela PM, e se aproximaram da área onde estavam apoiadores do petista para arremessar ovos e pedras. 

O evento acontece no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu, e integra a caravana do petista pelo Sul do país.

O ex-presidente Lula chegou ao local às 18h16, depois que o grupo foi afastado do evento.

No domingo (25), em Santa Catarina, manifestantes contrários à presença de Lula na cidade receberam os ônibus de integrantes da caravana com ovos e pedras —a janela da frente do ônibus em que estava o ex-presidente acabou quebrada. Mais tarde, enquanto o petista falava ao público, o palanque voltou a ser alvo de ovos.

A caravana de Lula tem sido marcada por hostilidades, inclusive a jornalistas. Por volta das 17h30, a reportagem se aproximou de um grupo contrário ao ex-presidente. O repórter colaborador Bruno Soares foi chamado de petista por alguns deles —ele usa barba e vestia camisa vinho.

Ele se identificou, mas o grupo continuou a chamá-lo de petista por 20 minutos. Em seguida, alguns arremessaram ovos, que não o atingiram. O repórter se afastou do grupo na sequência.

Mais cedo, em Francisco Beltrão, no interior do Paraná, um segurança contratado para a escolta da caravana do ex-presidente Lula deu um tapa no rosto do repórter Sérgio Roxo, do jornal O Globo.

Na sexta-feira (23), em outro trecho da caravana de Lula em São Leopoldo (RS), a repórter colaboradora da Folha Fernanda Wenzel se aproximou de um grupo anti-Lula, identificou-se, mas foi posta em dúvida e chamada de petista que estaria inspecionando o grupo alheio.

Uma mulher chegou a cutucar e encostar nas costas da repórter um rebenque, espécie de chicote. Ela se afastou do grupo minutos depois.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.