Se derem tapa na nossa cara, vamos retribuir, diz Lula, após protestos no Sul

Passagem do petista pela região Sul foi marcada por protestos e conflitos entre manifestantes

Ruralistas e bolsonaristas bloquearam a estrada de acesso a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para impedir a entrada da comitiva do ex-presidente Lula
Ruralistas e bolsonaristas bloquearam a estrada de acesso a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para impedir a entrada da comitiva do ex-presidente Lula - Marlene Bergamo/Folhapress
São Paulo

Após confrontos durante a passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela região Sul, ele afirmou que, se provocados, os petistas vão retribuir.

Lula discursou no centro de Florianópolis (SC), neste sábado (24). 

Na última semana, manifestantes antipetistas bloquearam vias em cidades pelas quais a comitiva de Lula passou e provocaram confrontos com os apoiadores do ex-presidente.

Na sexta (23), o grupo chegou a desistir de passar por Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, por motivos de segurança, após ruralistas e apoiadores do deputado Jair Bolsonaro  bloquearem a estrada de acesso à cidade.

"Este ano vai ser um ano duro. Tem gente que está se organizando como se fossem paramilitares. Tem gente que está se preparando até para invadir comício de outro. Nós somos da paz. É só olhar para a cara de vocês. Aqui tem estudante, trabalhadores, professores. Mas não nos provoquem. Se derem um tapa na nossa cara a gente não vai apenas virar para o lado, a gente vai retribuir até eles aprenderem a viver democraticamente", disse Lula. 

Durante a fala, um grupo menor protestava contra a presença do ex-presidente na cidade.

Os manifestantes, que traziam bandeiras do Brasil e camisetas a favor de Bolsonaro, estavam separados por alguns metros e uma fileira de policiais militares. Não houve relatos de conflitos.

Em seu discurso, Lula ainda fez promessas de campanha presidencial, como a isenção de imposto de renda a quem ganha menos de cinco salários mínimos e o fim do teto de gastos públicos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.