Descrição de chapéu jornalismo

Senado realiza debate no plenário sobre impacto de notícias falsas

Tema ganha força com a proximidade das eleições e seu possível impacto nas urnas

Brasília

O Senado realiza nesta quarta-feira (21) debate sobre notícias falsas e o seu impacto nas eleições de 2018. O encontro vai ocorrer a partir de 13h no plenário da Casa.

Entre os debatedores convidados estão Tarcísio Vieira, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Murilo Aragão, presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso, Leandro Colon, diretor da Sucursal da Folha em Brasília, e Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

Plenário do Senado Federal vazio.
Plenário do Senado Federal vazio. - Igo Estrela/Folhapress

No começo do mês, o Conselho de Comunicação do Congresso decidiu criar uma comissão para analisar as propostas que tramitam sobre combate às chamadas "fake news" disseminadas na internet.

A comissão é um órgão consultivo, formado por especialistas, mas nenhum parlamentar. O colegiado não tem o poder de apresentar projetos, apenas de auxiliar parlamentares na elaboração de textos.

O combate às notícias falsas ganhou força devido à proximidade das eleições de outubro e o impacto que tais informações podem ter nas urnas. O tema também vem sendo debatido também pelo TSE.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.