TRF-4 aumenta pena de ex-tesoureiro do PT e mantém absolvição de jornalista

Condenação de Delúbio Soares subiu de cinco para seis anos de prisão

José Marques
Porto Alegre

Na mesma sessão que julgou o recurso do ex-presidente Lula, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou nesta segunda (26) a pena do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e manteve absolvição do jornalista Breno Altman, que dirige o site Opera Mundi.

A pena de Delúbio subiu de cinco para seis anos de prisão. No julgamento, foi mantida pena de cinco anos a Ronan Maria Pinto, dono do jornal Diário do Grande ABC. As defesas de todos têm negado que eles tenham cometido qualquer irregularidade. 

Delúbio Soares participa da Abertura do 33º Congresso Nacional do CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Delúbio Soares participa da Abertura do 33º Congresso Nacional do CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Folhapress

Segundo o Ministério Público Federal, o ex-tesoureiro solicitou empréstimo fraudulento no valor de R$ 12 milhões em favor do PT, em 2004.

O financiamento, de acordo com a acusação, foi obtido no banco Schahin pelo pecuarista José Carlos Bumlai e metade do valor foi repassada a Ronan. Os investigadores do caso suspeitam que o motivo da extorsão tenha sido a compra do silêncio sobre o caso Celso Daniel, prefeito petista de Santo André (SP) assassinado em 2002.

Em março do ano passado, o juiz Sergio Moro condenou Delúbio, Ronan e os operadores Enivaldo Quadrado e Luiz Carlos Casante por lavagem de dinheiro. 

O ex-tesoureiro nega que tenha solicitado qualquer empréstimo e disse em depoimento a Moro que, se precisasse do dinheiro, o PT faria o pedido em nome próprio.

Altman, que havia sido denunciado sob a suspeita de ser um intermediário de Ronan, foi absolvido.A Procuradoria recorreu pela condenação, mas o TRF-4 negou o recurso.

Em rede social, o jornalista agradeceu aos advogados, mas criticou a decisão em relação aos outros réus.“Aliviado, no entanto, pouco há para se comemorar: a mesma turma, no mesmo dia, concluiu a farsa judicial contra o ex-presidente Lula e manteve a injusta condenação de meu camarada Delubio Soares”, escreveu.

 “Minha absolvição, sob nenhum ângulo, atesta a idoneidade institucional dos setores do sistema de justiça envolvidos na Operação Lava Jato”, acrescentou, dizendo que o processo contra ele “era demasiadamente frágil até para os padrões persecutórios em voga”.

Nesta segunda, a 8ª turma do TRF-4, responsável pelos processos criminais da Lava Jato, também iniciou julgamento de uma ação que, em primeira instância, condenou Bumlai e outro tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. A decisão foi interrompida porque um dos juízes, Victor Laus, pediu vista para analisar o processo.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.