Descrição de chapéu datafolha

Quatro exageros de Manuela e Boulos, os herdeiros de Lula

Acompanhe a checagem das falas dos presidenciáveis feita pela Agência Lupa

Guilherme Boulos em acampamento de militantes do PT em frente ao prédio da Policia Federal em Curitiba. - Zanone Fraissat/Folhapress
 
Clara Becker Chico Marés
São Paulo | Agência Lupa

"Alckmin [...] está parelho comigo nas pesquisas" 
Manuela D'Ávila, pré-candidata à Presidência pelo PC do B, à revista Carta Capital, em 1º.abr.18

EXAGERADO Em 31 de janeiro, o Datafolha publicou o resultado de sua última pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. Nela, foram analisados seis cenários em que os dois candidatos aparecem. Em dois deles, Alckmin e Manuela se aproximam. Ele, com 7% ou 6% das intenções de voto, e ela, com 2% ou 1%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Manuela poderia estar a apenas um ponto percentual de Alckmin. A candidata deixa de lado, no entanto, os outros quatro cenários em que os dois foram analisados e nos quais a distância entre ambos é maior. Procurada, Manuela D'Ávila não respondeu.

"[O cidadão] Vai trabalhar em São Paulo levando duas horas e meia para ir e duas horas e meia para voltar, com oito horas de jornada"
Manuela D'Ávila, à revista Carta Capital, em 1º.abr.18

 

EXAGERADO Pesquisa de mobilidade urbana encomendada pela Rede Nossa São Paulo ao Ibope Inteligência mostrou, em setembro de 2017, que "o tempo médio diário de deslocamento para realizar atividade principal", ou seja, ir e vir do trabalho, para quem usa transporte público na cidade de São Paulo é de 2 horas e 11 minutos --menos da metade das cinco horas citadas pela pré-candidata. Considerados todos os deslocamentos na capital paulista, o tempo médio gasto diariamente sobe para 3 horas e 12 minutos diários. Procurada, Manuela D'Ávila não respondeu.

 

"No Brasil, 51% da arrecadação é sobre consumo, e menos de 20%, sobre a renda'"
Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, em perguntas e respostas no Twitter, em 10.abr.18

EXAGERADO Segundo a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, os impostos sobre consumo correspondem a 39,4% (2016) do total da arrecadação do setor público brasileiro --acima da média da OCDE, de 32,4% (2015). Já os tributos sobre a renda, incluindo pessoas físicas e jurídicas, correspondem a 22,5% (2016) e, por sua vez, estão abaixo da média da organização, que é de 34,1% (2015). Procurado, Guilherme Boulos disse que estava em viagem e não poderia responder.

 

 "[Se um juiz é] Pego vendendo sentença, a punição dele é aposentadoria integral"
Guilherme Boulos, em perguntas e respostas no Twitter, em 10.abr.18

EXAGERADO O artigo 42 da Lei Orgânica da Magistratura estabelece os seis tipos de penas disciplinares que podem ser aplicadas a um magistrado. Elas vão de advertência à demissão, passando pela aposentadoria compulsória. Nesse caso, os vencimentos são proporcionais ao tempo de serviço --e não integrais como disse Boulos. Ainda vale destacar que essa penalização só é aplicada ao juiz que for condenado por crime comum transitado em julgado, algo considerado raro. Levantamento feito pela Agência Pública mostrou que, entre 2005 e 2016, 72 magistrados foram punidos administrativamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Procurado, Boulos disse que estava em viagem e não poderia responder.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.