Candidatura de Barbosa seria aventureira, diz Marun

Articulador político de Temer incluiu ex-ministro do STF em 'salvadores da pátria'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Articulador político do presidente Michel Temer, o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) afirmou que a candidatura de Joaquim Barbosa (PSB) ao Palácio do Planalto seria “personalista” e “aventureira”.
Marun fez críticas à entrada de Barbosa na eleição e incluiu o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) em um grupo que chamou de “salvadores da pátria”.
 

O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), articulador político do governo - Pedro Ladeira/Folhapress

“O Brasil não está precisando de candidaturas personalistas, de salvadores da pátria, de gente que se filia a partido político na véspera do prazo de filiação. Essas candidaturas personalistas, a gente não sabe o que querem e por que se apresentam. Não representam perspectiva de bom futuro para o país”, disse Marun, que participou do Fórum Empresarial, em Recife.

Para o ministro, Barbosa não seria “uma boa solução para o Brasil”. Ele afirmou que o governo deve apoiar um candidato que represente uma continuidade da agenda de Temer, e que seria um “suicídio político” se o MDB decidisse “rasgar esse projeto e se aliar a essas candidaturas personalistas e aventureiras que aí estão”.

Marun citou nesse rol os nomes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do deputado Jair Bolsonaro (PSL) e da ex-senadora Marina Silva (Rede), além de Barbosa.


O articulador político do Planalto adotou tom flexível em relação à candidatura que representará o governo na eleição: afirmou que a chapa não precisa necessariamente ser liderada pelo MDB, com Temer ou com Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda.


“Quem vai ser esse candidato? Vai ser do MDB? Na verdade, não sabemos”, disse. “Aquele que desejar ser o candidato do governo deve dialogar conosco. Não estamos aí para oferecer tempo de TV. Queremos um candidato que defenda o muito que nós já fizemos e que tenha, em relação ao futuro, o mesmo pensamento que nós temos.”


Marun afirmou que “não está afastada a possibilidade” de uma aliança do MDB com o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, mas ponderou que o tucano não apresenta disposição para defender a pauta do atual governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.