Descrição de chapéu Eleições 2018

Ciro escolhe pupilo de Duda como marqueteiro

Contratação de Manoel Canabarro deve ser feita até o final deste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O pré-candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, optou por uma solução caseira e escolheu o jornalista Manoel Canabarro para o comando do marketing de sua campanha eleitoral. 

Considerado pupilo do publicitário Duda Mendonça, ele atua há mais de dez anos nas disputas eleitorais no Ceará e se tornou um dos principais conselheiros de imagem dos irmãos Ciro e Cid Gomes.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tem fechado os últimos detalhes para a contratação do marqueteiro. O contrato, que já começou a ser formulado, deve ser assinado até o final deste mês.

Ciro Gomes gesticula durante entrevista
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) - Sergio Moraes/ 15.mar.2018/Reuters

Ciro conheceu Canabarro em 2006 pelas mãos de Duda, que foi um dos principais personagens do mensalão. Na época, um ano depois da deflagração do escândalo, ele sondou o publicitário para coordenar a campanha de Cid ao governo cearense.

Duda não pode realizar o trabalho e indicou Canabarro, que fazia parte de sua equipe de publicidade. A personalidade do jornalista é comparada por quem trabalhou com ele com a de Ciro: “teimosa” e “difícil”. 

“Ele é como o Ciro. O Ciro tem um estilo direto, mas consegue ser educado e gentil”, disse Duda à Folha.

Nos últimos anos, Canabarro ganhou prestígio como marqueteiro e obteve uma sequência de vitórias em campanhas municipais e estaduais no Ceará. Ele não teve a mesma sorte, porém, em São Paulo.

Em 2004, ele assumiu de última hora a campanha de Marta Suplicy à prefeitura, que acabou derrotada. Ele foi escalado após a prisão de Duda, detido  em flagrante quando participava de um rinha de galo no Rio de Janeiro.

Em 2012, ele participou da equipe de marketing da campanha de Gabriel Chalita a prefeito. A candidatura terminou em quarto lugar, com 13,6% dos votos válidos.

EMPREGO

Ciro deve lançar o seu programa de governo em junho com foco em propostas para geração emprego. Uma das ideias é estimular políticas na área da construção civil, umas das que mais tem criado postos de trabalho no país.

A plataforma do pré-candidato tem sido preparada com a contribuição dos economistas Nelson Marconi e Mauro Benevides Filho. Para elaborá-la, Ciro tem conversado quinzenalmente com o filósofo Mangabeira Unger, que foi ministro de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Na área econômica, o programa adotará uma postura desenvolvimentista, com o poder público tendo papel relevante no crescimento econômico. Ele também estabelecerá limites para a privatização de empresas estatais.

A ideia é que Ciro seja oficializado candidato presidencial, em 20 de julho, sem definir o nome do vice. O PDT quer esperar até o último momento para tentar viabilizar uma dobradinha com o PT ou com o PSB.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, o nome do economista que contribui para o programa do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) é Mauro Benevides Filho, e não Nelson Benevides Filho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.