Descrição de chapéu stf pt operação lava jato

Comandante do Exército é submetido a procedimento gástrico em Brasília

Eduardo Villas Bôas sofre de uma doença degenerativa do neurônio motor, que causa perda de mobilidade e problemas respiratórios

Gustavo Uribe
Brasília

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi internado e submetido a um procedimento gástrico nesta quarta-feira (25) no Hospital Santa Helena, em Brasília.

O militar deu entrada na unidade hospitalar por volta das 6h, acompanhado de familiares, com mal-estar abdominal. Segundo as Forças Armadas, ele terá alta ainda nesta quarta.

Desde o ano passado, ele sofre de uma doença degenerativa do neurônio motor, que causa perda de mobilidade e problemas respiratórios. Ele tem se locomovido com a ajuda de cadeira de rodas e bengala.

Em entrevista à Folha, concedida em janeiro, ele afirmou que já colocou seu cargo à disposição do presidente Michel Temer, que decidiu pela sua permanência no posto.

"Estou com dificuldade para caminhar e com alguma dificuldade respiratória, porém isso não tem me impedido de participar de todos os assuntos relativos ao comando", disse. 

No início deste mês, o general causou polêmica ao dizer que repudia a impunidade às vésperas do julgamento que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A declaração foi criticada por entidades da sociedade civil, para as quais um representante das Forças Armadas não deve emitir opiniões pessoais sobre o cenário político.

No mesmo dia da declaração, ministros de Michel Temer saíram a público para minimizar o risco de uma eventual intervenção militar no país. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.