De lados opostos na eleição, governador e prefeito de SP selam pacto de colaboração

Márcio França e Bruno Covas se encontraram nesta quarta-feira (11) no Palácio dos Bandeirantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O novo governador de São Paulo, Márcio França (PSB), e o novo prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), tiveram nesta quarta-feira (11) o primeiro encontro desde que assumiram os cargos, na sexta-feira (6).

Em campos opostos na pré-campanha para o Palácio dos Bandeirantes —França tentará a reeleição e Covas apoia o ex-prefeito João Doria (PSDB)—, os dois anunciaram que as questões eleitorais ficarão de fora da relação entre o governo e a prefeitura.

Eles fizeram juntos um vídeo para as redes sociais, publicado pelo palácio. Na gravação, no gabinete do governador, França disse que o tucano "é um querido de muitos anos".

"Nós reafirmamos o compromisso de colocar o estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo a serviço da população, que é o mais importante para todos nós", afirmou o governador.

Covas disse que "a questão eleitoral não vai contaminar o dia a dia da Prefeitura de São Paulo e não vai contaminar o dia a dia do governo do estado nesta relação que é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população".

França encerrou o vídeo apertando a mão de Covas e dizendo: "Boa sorte para nós dois".

O discurso é o de que será mantido o relacionamento institucional. Até a semana passada, o governo do estado era comandado pelo também tucano Geraldo Alckmin, que renunciou para concorrer à Presidência da República. Covas, então vice, herdou a cadeira de prefeito com a saída de Doria para disputar a sucessão estadual.

Segundo representantes das duas partes, a conversa girou em torno da continuidade de projetos conjuntos do estado com o município. O acordo selado entre ambos prevê que seja mantida a colaboração nas ações já em andamento.

O encontro não estava previsto na agenda pública do prefeito e foi marcado na última hora. Covas havia convidado França para ir à prefeitura na segunda-feira (9), em seu primeiro pronunciamento oficial no cargo​. O governador avisou que não poderia ir, mas os dois ficaram de se falar.

Com a ausência do socialista no evento, conforme informou o Painel, Doria ocupou lugar de destaque no palco, perto de seu sucessor.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o governador do estado, Márcio França, durante encontro no Palácio dos Bandeirantes
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o governador do estado, Márcio França, durante encontro no Palácio dos Bandeirantes - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.