Disputada por Eunício e Renan, Integração continuará com aliado de Jader

Secretário de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua, é o escolhido para comandar o ministério

Brasília

O presidente Michel Temer aceitou indicação do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e decidiu nomear o secretário de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua, para o comando do Ministério da Integração Nacional.

Presidente Michel Temer, em evento sobre erradicação da fome nesta quinta, em Brasília
Presidente Michel Temer, em evento sobre erradicação da fome nesta quinta, em Brasília - Ueslei Marcelino/Reuters

Com a indicação, os senadores Eunício Oliveira (MDB-CE) e Renan Calheiros (MDB-AL) perdem disputa interna que vinham travando para fazer o sucessor do ministro Helder Barbalho, que deixará o cargo para concorrer ao governado do Pará.

A escolha de Antônio de Pádua, que também é paraense e já foi secretário municipal de Marabá, foi fechada na manhã desta quinta-feira (5) pelo presidente.

Nos últimos dias, Eunício vinha tentando emplacar no comando da pasta o ex-vice-prefeito de Fortaleza Marlon Cambraia, que é secretário de Desenvolvimento Regional.

O nome, contudo, sofreu resistência de Jader e Helder. Com a negativa, na tentativa de um consenso com os Barbalho, Eunício e Renan passaram a pregar a nomeação do ex-senador Luiz Otávio Campos, que é do MDB no Pará.

O receio de uma repercussão negativa, contudo, fez o presidente optar por Pádua. Campos foi citado por delatores da Operação Lava Jato como um dos responsáveis por distribuir propina a membros do MDB.

Ele, que nega as acusações, chegou a ser alvo de uma busca e apreensão no ano passado. Atualmente, é secretário nacional de Portos.

Pádua é um aliado antigo de Jader. No governo Dilma Rousseff, ele foi, por indicação do senador, diretor de engenharia da Codesp.

INDÚSTRIA

Na quarta-feira (4), o presidente decidiu ainda efetivar Marcos Jorge como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

Ele ocupava interinamente a pasta desde janeiro, quando o então titular, Marcos Pereira, pediu demissão.

A manutenção da pasta com o PRB estava em xeque desde que a sigla anunciou a pré-candidatura do empresário Flavio Rocha à Presidência da República.

O martelo foi batido após duas conversas entre Temer e Pereira. Eles se reuniram em Brasília esta semana e o emedebista ligou na noite de quarta (4) para o representante do PRB para oficializar Jorge no Ministério.

A efetivação do ministro deve ser na próxima terça-feira (10), quando Temer dará posse para a nova equipe econômica.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.