Descrição de chapéu Folha jornalismo mídia

Folha conclui unificação visual em todas as plataformas com reforma da versão impressa

Jornal impresso estreia novo design na edição desta sexta (20)

São Paulo

A Folha publica na versão impressa desta sexta (20) duas Primeiras Páginas —veja-as na foto abaixo.

No dia da estreia do projeto gráfico de 2018 a versão da Folha impressa foi com duas capas. Uma com o projeto antigo e outra com a novidade
As duas primeiras páginas publicadas na estreia do projeto gráfico de 2018 da Folha - Reprodução

Se o leitor notou grande diferença entre as duas, ótimo. Se não percebeu nada, sem problema. A Folha mudou, mas apenas para manter intacto seu DNA, de prática do jornalismo profissional em aspecto plástico atraente, em todas as suas plataformas de publicação.

Após promover, em 1º de fevereiro último, a mudança visual e tecnológica das versões digitais, o jornal atualiza o produto impresso à luz do novo projeto gráfico, desenvolvido inteiramente nas dependências da Folha, no centro de São Paulo.

 

Diferentemente das últimas reformas visuais, conduzidas em parte por escritórios, consultores e designers contratados, o projeto atual teve como única contribuição externa o desenvolvimento de tipografias exclusivas, Folha Texto e Folha Gráfico, pelo catalão Jordi Embodas.

Como o leitor pode perceber ao comparar as duas Primeiras Páginas, o novo tipo, de desenho leve e moderno, aprimora a experiência de leitura, apesar de ocupar exatamente o mesmo espaço da versão anterior.

Essa evolução, na verdade, não se resume à letra, espécie de estrutura atômica de um jornal. Reportagens, páginas e cadernos ganham nova lógica e ordenamento na versão impressa. Mais do que nunca, é o conteúdo jornalístico que ditará sua forma de publicação.

Texto, imagem e infografia passam a ser editados com o peso devido. Peso, aliás, que muitas vezes só o produto impresso —com seu ordenamento lógico, seu prazer tátil e sua comodidade— pode proporcionar.

As três tipografias implantadas na reforma gráfica da Folha
Tipografias implantadas na reforma gráfica da Folha - Folhapress

O que talvez soe como novidade a leitores recentes para os mais antigos terá sabor de resgate. A reforma que se inicia hoje traz de volta marcas importantes da história da Folha, como Tec, Agrofolha, Comida, Folhinha, que surgirão nas páginas do jornal quando o conteúdo, sempre ele, assim determinar.

Tudo isso graças a uma flexibilidade inédita de edição, que entregará ao leitor não tudo, tarefa sem sentido nos dias atuais, mas o melhor que ele pode receber na forma de um produto impresso.

Abaixo, o leitor encontra mais detalhes de como será sua leitura na versão impressa a partir desta manhã, com produtos e seções reformulados e novos dias de publicação.

Os mais de cem colunistas, o apuro visual, o jornalismo crítico, independente e apartidário, aquilo que faz da Folha o maior jornal do país, continuam nestas páginas —digitais ou impressas.

 

Algumas mudanças da reforma gráfica da versão impressa

  1. Tipografia

    A fonte Folha Serif, criada pelo alemão Erik Spiekermann e pelo holandês Lucas de Groot para o jornal em 1996, tornou-se uma marca institucional; ela continua presente, nas versões impressa e digital, como elemento importante da identidade

  2. Prazer de ler

    A ideia é que a Folha fique ainda mais prazerosa de ler na versão impressa: o jornal tem novos e mais recursos para aproveitar o que o papel tem de melhor e o que só ele pode oferecer como plataforma

  3. Logos

    Editorias têm repaginado o design de seus logos: mais leves, eles permitem que o conteúdo seja o destaque de cada página

  4. Seções históricas

    A flexibilidade adotada por este projeto vai permitir que editorias que foram descontinuadas e não circulam com periodicidade definida voltem a aparecer com mais frequência nas páginas da Folha

  5. Corrida

    Uma nova Folha Corrida passa a trazer conteúdo próprio: um almanaque de utilidades, curiosidades e informações, incluindo colunas e textos de blogs, que o leitor precisa para encarar o dia

  6. Suplementos

    A família de suplementos é repaginada. Entre as mudanças, o Guia ganha design mais leve, mais próximo ao do jornal, e reforça sua curadoria de conteúdo, e o Sobre Tudo passa a ser editado aos sábados, lançando também um blog sobre vida prática

  7. Ilustrada

    A Ilustrada mantém seu caráter de bússola cultural e resgata uma tradição de ousadia gráfica no design de suas capas, que marcou a história do caderno, que completa 60 anos em 2018

  8. Cores

    Uma nova paleta de cores, mais enxuta e ligada às cores históricas da Folha (azul, vermelho e preto), reforçará a identidade visual do jornal —com elas, o leitor reconhece a Folha onde for

  9. Reportagens especiais

    Grandes reportagens, com material fotográfico e infográfico especial, terão novos formatos e ganharão diferenciais, de forma a se destacar ainda mais do noticiário diário

  10. Unidade

    As mudanças implantadas em fevereiro na versão digital serviram de base para as novidades da edição impressa. Assim, o design e o texto do jornal são, cada vez mais, os mesmos em todas as plataformas

  11. Mais tipografia

    A pedido do jornal, o tipógrafo catalão Jordi Embodas personalizou os tipos gráficos usados em textos e infográficos. Exclusivos da Folha, são os mesmos já adotados na versão digital

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.