General da reserva diz a jornal que STF induzirá violência se votar a favor de Lula

Para Luiz Lessa, se Supremo permitir que petista se eleja, única opção é intervenção militar

São Paulo

Se conceder nesta quarta-feira (4) o habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, o STF (Supremo Tribunal Federal) estará induzindo a violência entre os brasileiros, na opinião do general de Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa.

O general, que foi comandante militar do Leste e da Amazônia, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, se votarem a favor do habeas corpus, os ministros estarão “propagando a luta fratricida, em vez de amenizá-la”.

“O que querem no momento é abdicar da justiça e fazer politicagem na mais alta corte do país”, afirmou Lessa.

Segundo ele, se o Supremo permitir ainda que Lula seja candidato e se eleja ao Planalto, a única alternativa será a intervenção militar.

“Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem. Mas não creio que chegaremos lá”, afirmou.

Na noite desta terça (3), véspera do julgamento sobre o habeas corpus de Lula no STF, o  comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse em rede social que repudia "a impunidade".

Ele se disse ainda "atento às suas missões institucionais", sem detalhar o que pretendeu dizer com a expressão.

"Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais", escreveu. 

Na noite desta terça, manifestantes saíram às ruas em várias cidades do país pedindo a prisão do ex-presidente.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.