Lula deixa instituto ao lado do advogado sem falar com a imprensa 

Juiz Sergio Moro ordenou que o ex-presidente se entregue à PF até amanhã 

São Paulo

Após a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região) que autoriza a execução de pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (5), o advogado do petista, Cristiano Zanin, chegou ao Instituto Lula. Meia hora depois, o ex-presidente saiu ao lado do advogado num carro sem dar declarações.

Pouco antes, o advogado Zanin havia falado com jornalistas em frente ao instituto e dito não acreditar que a prisão seria decretada imediatamente.

“Não vemos risco nenhum de prisão, porque já está definido pelo TRF-4 que não será expedido nenhum mandado enquanto não houver o término da jurisdição de Porto Alegre, e isso ainda não ocorreu”, declarou.

“Nós não trabalhamos com essa hipótese de prisão, primeiro porque a decisão condenatória é frágil e será reformada. Segundo, porque temos medidas jurídicas para tomar a fim de expedir que haja qualquer restrição de direitos com relação ao ex-presidente Lula”, acrescentou.

Assim que o TRF-4 expediu a decisão, o advogado retornou imediatamente para o instituto.

A defesa já havia permanecido durante duas horas no prédio, onde o petista permaneceu ao longo desta quinta-feira (5), em reunião e recebendo visitas. Dilma Rousseff ficou ao lado de Lula.

Zanin afirmava antes da decisão do tribunal que, caso fossem esgotados os recursos em Porto Alegre, a defesa estudaria outras possibilidades de recursos para instâncias superiores.

“Em tese, nós temos a possibilidade de novos recursos em Porto Alegre e de recurso especial e extraordinário para Brasília”, disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.