Márcio França confirma Smanio como chefe do Ministério Público

Procurador-geral foi o mais votado por integrantes do órgão para ocupar o cargo até 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Márcio França (PSB) confirmou nesta quarta-feira (11) o procurador Gianpaolo Smanio para mais um mandato como chefe do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, em seu gabinete
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, em seu gabinete - Marlene Bergamo - 2.mar.2018/Folhapress

Candidato à reeleição como procurador-geral, Smanio foi o mais votado por integrantes do órgão para chefiar a instituição. A eleição interna foi realizada no sábado (7), mas pelas regras o governador não tem que nomear o escolhido pela maioria.

França chamou o procurador-geral ao Palácio dos Bandeirantes na manhã desta quarta e confirmou a recondução dele, segundo assessores do governo e do Ministério Público.

Smanio, nomeado para a atual gestão em 2016 pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), permanecerá à frente da instituição no biênio 2018-2020.

França, que assumiu o governo na sexta-feira (6), começou a definir nesta semana seu secretariado. Os primeiros nomeados são pessoas de confiança do socialista, que o acompanham há anos.

No mês passado, em entrevista à Folha, Smanio respondeu às críticas de que a instituição não trata o PSDB com rigor. O partido participa do governo estadual há mais de 20 anos.

"Temos investigações em relação a todos os partidos. E ações criminais propostas contra pessoas ligadas a partidos, inclusive ao partido do governo. O trabalho é profissional, sério e independente", afirmou.

Na eleição, o atual procurador-geral teve 1.178 votos, mais que a soma de seus concorrentes, Valderez Abbud (663 votos) e Márcio Christino (358).

Smanio é bacharel em direito pela USP, mestre e doutor pela PUC-SP e integra o MP-SP desde 1988.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.