MST prepara mobilização contra eventual prisão de Lula 

Coordenador do movimento dos trabalhadores rurais sem terra diz que capitais terão prioridade

Catia Seabra
São Paulo

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) já está mobilizado contra eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após visita ao Instituto Lula, o coordenador do MST João Paulo Rodrigues afirmou, nesta terça-feira (3), que o movimento está preparado para qualquer que seja o resultado do julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente ao STF (Supremo Tribunal Federal), que será realizado na quarta (4).

“Não vamos dar paz ao Judiciário se mantiver o erro da condenação”, diz ele, que, no entanto, acrescenta: "Se o resultado for favorável, não vamos soltar foguetes nem provocar o outro lado”.

 
Na conversa, João Paulo também relatou aos dirigentes do instituto detalhes da organização do movimento.
 
Segundo ele, a orientação é priorizar as capitais, especialmente Brasília, para onde foram enviados 35 ônibus, e São Bernardo do Campo.
 

A ordem é acompanhar o ex-presidente com vigílias diante de seu apartamento, não só durante o julgamento, mas nos dias que o sucederem.

“Temos que estar preparados. Vai ser duro qualquer que seja o resultado. Se ganhar, a direita vai ficar com muita raiva. Tem que ficar calmo, sem comemorar. Se perder, é muita guerra e muita luta”.

O coordenador diz ter tratado da mobilização com os diretores do instituto e com amigos do ex-presidente. Embora tenha conversado com Lula, João Paulo diz que o ex-presidente evitou falar sobre o julgamento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.