Políticos comentam ordem de prisão de Lula; veja repercussão

Presidenciáveis como Maia, Alckmin, Boulos, Bolsonaro, Marina e Ciro se posicionaram

Brasília

Após a decisão do juiz Sergio Moro, que determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresente à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira (6), políticos e pré-candidatos se manifestaram sobre a prisão do petista.

O presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou na quinta (5) que aqueles que têm "responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República". 

Em nota, Maia afirmou, porém, que o mandado de prisão "decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa". 

"O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente", diz o texto, que pede que as manifestações "em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional". 

Outros presidenciáveis também se posicionaram a respeito da decisão. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ser "lamentável" a decretação da prisão de um ex-presidente, mas disse que a determinação de Moro simboliza "uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos", escreveu. 

O pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, afirmou que "haverá resistência" à prisão e convocou movimentos sociais para mobilização no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). 

Pré-candidata do PC do B, Manuela D'Ávila também chamou, nas redes sociais, a militância para a manifestação contrária à prisão. "Seguimos juntos, Lula! O Brasil vale a luta!", escreveu. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se disse triste com a prisão do ex-presidente.

“Estou acompanhando com muita tristeza tudo que está acontecendo com o ex-presidente e meu amigo Luiz Inácio Lula da Silva. Por mim, e por muitos brasileiros, especialmente os mais pobres, por quem ele tanto fez”, disse o pré-candidato em uma rede social.

Ciro disse esperar ver Lula solto e cobrou punição a integrantes do PSDB.

“Espero que os próximos recursos possam prontamente quanto possível estabelecer sua liberdade. Parte importante do país na qual me incluo, não consegue ver justiça, muito menos equilíbrio em uma providência tão amarga, enquanto remanescem intocados notórios corruptos do PSDB”, afirmou o ex-ministro.

Marina Silva (Rede) considerou “um acontecimento triste” a prisão de Lula, mas considerou que decisões judiciais devem ser cumpridas por todos.

“A prisão de um ex-presidente é um acontecimento triste em qualquer país. No entanto, numa democracia, as decisões da Justiça devem ser respeitadas por todos e aplicadas igualmente para todos. Os que ainda não foram alcançados pela Justiça é porque estão escondidos sob o manto da impunidade do foro privilegiado”, disse Marina.

Nesta sexta-feira (6), o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) publicou vídeo em que comentou a prisão. De acordo com a sua assessoria, o deputado estava em viagem. “Eu comemoro o resultado, não pela derrota do Lula, mas pela vitória da Justiça. Afinal de contas, esse cidadão cansou de errar e colocar o Brasil nessa situação que nos encontramos no momento”, afirmou.

Questionado sobre o impacto disso na campanha, Bolsonaro disse que ainda não é candidato. “A prisão ou não dele é uma questão de justiça, eu não posso falar de uma possível campanha minha até porque eu não sou candidato ainda. Eu acho que a resposta da Justiça no dia de ontem foi positiva para um futuro candidato que quer levar o Brasil a sério a partir do ano que vem”.

Na quarta (4), ele participou de ato contra o habeas corpus na frente do Congresso Nacional, em Brasília. 

Procurado, o Palácio do Planalto não quis se manifestar. 

Pré-candidato a governador

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou que a decretação de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "lava a alma dos bons brasileiros".

"Lula, você tirou a esperança de milhões de brasileiros, colocou o Brasil de joelhos perante a comunidade internacional, deu carimbo de corrupção ao país", disse o tucano, pré-candidato a governador de São Paulo, em vídeo publicado nas redes sociais.

"O Brasil começa agora a respirar, respirar democracia, respirar justiça. E você, Lula, vai respirar na cadeia", concluiu.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.