Petista fura bloqueio de militantes e se rende à PF

Lula foi impedido de sair de carro e, 2h depois, deixou sindicato a pé

São Paulo e Curitiba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal às 18h40 deste sábado (7), quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz Sergio Moro.

Manifestantes impediram por mais de duas horas que Lula deixasse a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, onde estava desde quinta (5), quando teve a prisão decretada.

O cronograma previsto era que, após a missa em que discursou num carro de som, o petista almoçasse com familiares enquanto a militância se dispersasse para que sua saída não fosse tumultuada.

Apoiadores, no entanto, não deixaram o local. Às 17h, Lula chegou a entrar em um automóvel, mas foi impedido de sair do sindicato. Havia militantes do MTST, MST, CUT e Levante Popular. 

Depois de alguns minutos, o ex-presidente saiu do carro e, abraçado e ouvindo gritos de seu nome, sorriu ao entrar de volta para o sindicato.

Em uma sala da diretoria, Lula aguardou até que dirigentes encontrassem uma saída. A cúpula do PT e os advogados de Lula temiam que o atraso complicasse a situação do ex-presidente inclusive em outros processos.

Do lado de fora do edifício, o carro de som foi levado para perto de um dos portões. Lá, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, apelou aos militantes que facilitassem a rendição. “A Polícia Federal deu meia hora para a gente resolver essa situação”, afirmou. 

“Não vim aqui pra induzir nenhuma decisão. Mas a consequência pode ser para nós que a polícia venha aqui dar paulada na gente”, disse.

O presidente do PT paulista, Luiz Marinho, iniciou uma votação entre os apoiadores sobre a liberação da saída de Lula. O quarteirão já estava cercado por policiais e dentro do sindicato havia agentes da PF à paisana.

Enquanto militantes ainda estavam em assembleia, às 18h40, Lula deixou o sindicato a pé pelo portão do lado oposto ao que estava o carro de som. Dois cordões de seguranças possibilitaram que ele caminhasse por uma viela até chegar a viaturas da PF que o aguardavam. 

Em bairros nobres de cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, entre outras, moradores soltaram foguetórios e fizeram buzinaços.

Já sob custódia, Lula foi levado em um comboio de viaturas e chegou à sede da PF, em São Paulo, às 19h44. Às 20h11, voou de helicóptero até o aeroporto de Congonhas, de onde partiu para Curitiba. 

Cela do Lula
Cela do Lula - Folhapress

Sua chegada de helicóptero à superintendência da PF em Curitiba, onde cumprirá pena em uma cela especial, deu início a tumulto entre apoiadores e opositores do ex-presidente.

Policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes pró-Lula. Pelo menos oito pessoas tiveram ferimentos leves, incluindo um policial.

CATARSE

De manhã, na missa em homenagem à sua mulher, Marisa Letícia, Lula falou por quase uma hora. 
“Eu não sou mais um ser humano. Sou uma ideia”, discursou.

Ao longo do dia, no sindicato, aliados e familiares choraram copiosamente. Lula tentou consolá-los. “Não morri ainda”, disse ao governador do Piauí, Wellington Dias. “Isso é um até logo.”
 
Muito emocionado, o ex-presidente ficou com os olhos cheios de água em diferentes momentos. Amigos disseram que sua maior preocupação era com os filhos, netos e a bisneta, a quem é muito ligado.

Segundo relatos, a criança ficou em seu colo longamente.

O presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) insistiu para que Lula não se apresentasse. “Getulio se matou, Jango foi exilado. Você quer entrar como para a história?”

 

HORA A HORA

O dia de Lula

10h40 
Lula sobe no caminhão de som para acompanhar missa em homenagem a Marisa

10h46
Começa a missa

11h09
O ministro Edson Fachin, do STF, nega pedido de liminar feito pela defesa de Lula para suspender sua prisão

12h03
Lula inicia discurso

12h56
Lula encerra sua fala e vai almoçar

17h03
Lula tenta deixar prédio do sindicato, mas é impedido por militância

18h40
Lula deixa o prédio do sindicato, entra em carro da PF e se entrega

19h44
Lula chega à Superintendência da PF na Lapa, em São Paulo

20h10
Helicóptero leva Lula da PF ao aeroporto de Congonhas

20h22
Lula chega a Congonhas

20h46
Avião decola do aeroporto de Congonhas

22h01
Avião chega ao Paraná

22h29
Lula chega à sede da PF em Curitiba

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.