Descrição de chapéu Eleições 2018

Saiba o que pode acontecer com Lula após a decisão do STF

Ex-presidente pode ser preso nos próximos dias

Com habeas corpus negado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na madrugada desta quinta (5), o ex-presidente Lula terá que esperar um improvável acolhimento de seus últimos recursos no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para afastar a possibilidade de prisão nos próximos dias.

Entenda o que pode acontecer com o ex-presidente agora.

 

Quem determina a prisão de Lula e quando?

É o juiz Sergio Moro, responsável pelo julgamento do processo em primeira instância. Ele pode determinar a prisão imediatamente, mas normalmente tem esperado que o TRF-4 decida sobre os últimos recursos dos réus na Lava Jato, os embargos dos embargos.

O tribunal costuma rejeitar, sem julgar, esses embargos porque considera que eles são apenas protelatórios. Depois envia ofício a Moro informando que não é possível mais recursos no processo em segunda instância.

A quem mais o ex-presidente pode recorrer?

Ele ainda pode apresentar recursos ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF, mas nesse caso consideraria que o processo se esgotou na segunda instância, o TRF-4.

Mas ele não já foi julgado em segunda instância?

Sim, mas ainda está no prazo de apresentar os embargos dos embargos, que vai até a terça (10).

O STF pode mudar o entendimento sobre prisão de segunda instância?

O julgamento de ADC (ação declaratória de constitucionalidade), que questiona a execução de prisões após a segunda instância, poderia mudar esse entendimento, mas o tema não foi pautado pela ministra Cármen Lúcia, presidente da corte.

Lula pode se candidatar à Presidência da República, mesmo condenado?

Quando os seus recursos se esgotarem no TRF-4, Lula está sujeito à Lei da Ficha Limpa. A proibição para a candidatura só ocorreria após registro no TSE, que pode ser feito até 15 de agosto.

E mesmo preso ele pode concorrer?

Mesmo se estiver preso, Lula pode registrar candidatura; o TSE terá que considerar se ela é válida, já que o candidato precisa estar no pleno exercício dos direitos políticos.

Caso tenha seu registro de candidatura negado, Lula poderia recorrer ao STF. Em tese, ele poderia concorrer e fazer campanha até 17 de setembro, data limite para o PT trocar de candidato

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.