Veja o que mudou na reforma gráfica da Folha impressa

Entre as alterações estão novas tipografias, que melhoraram a legibilidade sem mudar de tamanho

São Paulo

A Folha estreou, na última sexta-feira (20), seu novo projeto gráfico na versão impressa. A mudança veio dois meses depois da mudança visual e tecnológica implantada nas versões digitais.

Reportagens, páginas e cadernos ganharam nova lógica e ordenamento no papel. Texto, imagem e infografia passaram a ser editados com o peso devido, que muitas vezes só o produto impresso —com seu ordenamento lógico, seu prazer tátil e sua comodidade— pode proporcionar.

A reforma mudou as fontes usadas no jornal. Além da Folha II, desenvolvida em 1996 e até hoje usada em títulos, foram criadas para este projeto duas novas tipografias, de uso exclusivo no Brasil, pelo catalão Jordi Embodas. A Folha Texto e a Folha Gráfico já haviam sido implantadas na versão digital.

A Folha Texto, usada nos textos de reportagens, permitiu melhor legibilidade mesmo tendo exatamente o mesmo tamanho que a anterior.

Além disso, alguns produtos e seções passaram por reformulações, incluindo novos dias de publicação.

Nos últimos dias, profissionais, leitores e a ombudsman fizeram elogios e críticas ao novo projeto.

Abaixo, veja os pontos centrais da reforma.

 

Algumas mudanças da reforma gráfica da versão impressa

  1. Tipografia

    A fonte Folha Serif, criada pelo alemão Erik Spiekermann e pelo holandês Lucas de Groot para o jornal em 1996, tornou-se uma marca institucional; ela continua presente, nas versões impressa e digital, como elemento importante da identidade

  2. Prazer de ler

    A ideia é que a Folha fique ainda mais prazerosa de ler na versão impressa: o jornal tem novos e mais recursos para aproveitar o que o papel tem de melhor e o que só ele pode oferecer como plataforma

  3. Logos

    Editorias têm repaginado o design de seus logos: mais leves, eles permitem que o conteúdo seja o destaque de cada página

  4. Seções históricas

    A flexibilidade adotada por este projeto vai permitir que editorias que foram descontinuadas e não circulam com periodicidade definida voltem a aparecer com mais frequência nas páginas da Folha

  5. Corrida

    Uma nova Folha Corrida passa a trazer conteúdo próprio: um almanaque de utilidades, curiosidades e informações, incluindo colunas e textos de blogs, que o leitor precisa para encarar o dia

  6. Suplementos

    A família de suplementos é repaginada. Entre as mudanças, o Guia ganha design mais leve, mais próximo ao do jornal, e reforça sua curadoria de conteúdo, e o Sobre Tudo passa a ser editado aos sábados, lançando também um blog sobre vida prática

  7. Ilustrada

    A Ilustrada mantém seu caráter de bússola cultural e resgata uma tradição de ousadia gráfica no design de suas capas, que marcou a história do caderno, que completa 60 anos em 2018

  8. Cores

    Uma nova paleta de cores, mais enxuta e ligada às cores históricas da Folha (azul, vermelho e preto), reforçará a identidade visual do jornal —com elas, o leitor reconhece a Folha onde for

  9. Reportagens especiais

    Grandes reportagens, com material fotográfico e infográfico especial, terão novos formatos e ganharão diferenciais, de forma a se destacar ainda mais do noticiário diário

  10. Unidade

    As mudanças implantadas em fevereiro na versão digital serviram de base para as novidades da edição impressa. Assim, o design e o texto do jornal são, cada vez mais, os mesmos em todas as plataformas

  11. Mais tipografia

    A pedido do jornal, o tipógrafo catalão Jordi Embodas personalizou os tipos gráficos usados em textos e infográficos. Exclusivos da Folha, são os mesmos já adotados na versão digital

Explicações técnicas da fonte tipográfica usada no novo projeto gráfico
Ajustes tipográficos feitos na reforma gráfica da versão impressa da Folha em 2018 - Marcio Freitas
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