Descrição de chapéu stf pt operação lava jato

Empresário emprestou sítio a Lula, diz ex-ministro Gilberto Carvalho

Em depoimento a Moro ele afirmou que dono do imóvel estava disposto a vendê-lo para o ex-presidente

Ana Luiza Albuquerque
Curitiba

O ex-ministro Gilberto Carvalho, chefe de gabinete nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou ao juiz Sergio Moro nesta quarta (9) que o empresário Fernando Bittar emprestou o sítio de Atibaia (SP) para a família de Lula.

Gilberto Carvalho foi arrolado como testemunha de defesa de Marcelo Odebrecht e de Lula na ação em que o Ministério Público Federal acusa o ex-presidente de ser o verdadeiro dono do sítio e de ter se beneficiado em mais de R$ 1 milhão em benfeitorias no imóvel, frequentado pelo petista e seus familiares. As reformas teriam sido pagas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht.

A Moro, o ex-ministro disse que tinha o entendimento de que o sítio era de Bittar. "Para mim a chácara era do Fernando, que ofereceu para eles [Lula e sua mulher Marisa]." 

Carvalho afirmou que foi a uma festa junina no local, convidado pelo empresário. No dia seguinte, o ex-presidente o teria chamado para dar uma volta na chácara.

Segundo Gilberto Carvalho, Lula relatou durante o passeio que no dia 15 de janeiro de 2011, de férias no Guarujá (SP), Marisa o chamou dizendo que havia uma surpresa. Marisa então teria contado que Fernando Bittar estava oferecendo uma chácara para que eles usassem como quisessem.

O ex-presidente, de acordo com o ex-ministro, disse que o empresário estava disposto a vendê-los o imóvel e que Marisa gostava muito do sítio, mas que estava em dúvida porque achava muito longe e desejava um mais perto da represa Billings.

Gilberto Carvalho também falou sobre a transferência do acervo presidencial para o sítio. "De tudo que eu sei, eles acabaram falando com o Fernando, e o Fernando emprestou aquela chácara para que eles usassem. Era uma intimidade que permitia isso."

O sindicalista Jacó Bittar, pai de Fernando, assim como Lula, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.