Ferramenta da Folha terá 'match' entre eleitores e candidatos a deputado

Desenvolvido com Datafolha, projeto será espécie de Tinder para unir eleitores e candidatos a deputado

São Paulo

Em quem você votou para deputado no pleito passado? Muita gente nem lembra mais. A escolha do representante do povo no Congresso, afinal, não raramente é tomada de última hora, o que acaba levando à eleição de candidatos com posições pouco conhecidas por ele.

Plenário da Câmara dos Deputado
Plenário da Câmara dos Deputado - Pedro Ladeira/Folhapress

Para contornar esse soluço no processo democrático, a Folha e o instituto de pesquisa Datafolha estão desenvolvendo uma ferramenta que permitirá o eleitor encontrar seu “par perfeito” nestas eleições.

Uma espécie de Tinder eleitoral, segundo um dos idealizadores do projeto, Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente do Grupo Folha.

Num primeiro momento, todos os partidos que lançarem nomes para a Câmara dos Deputados receberão um questionário com perguntas para seus candidatos responderem. Temas que costumam ser determinantes para o eleitorado, como economia, comportamento, reformas como a previdenciária etc.

Isso criará uma ampla base de dados com o que pensam os candidatos. Depois, será a vez de os eleitores responderem o questionário. A ferramenta, então, dirá a ele quem são os políticos mais afinados às suas posições. Foi dado o “match” (a combinação). 

O software, que está sendo concebido há cerca de 45 dias, deverá ser disponibilizado online após o prazo para o registro de candidaturas, 15 de agosto. Também receberão o questionário os aspirantes a deputado estadual em São Paulo.  

Haverá filtros, caso o eleitor queira dar mais peso a uma característica —como um gênero ou partido específicos.

“É mais um caminho para que o eleitor possa fazer uma escolha consciente, e para candidatos serem mais transparentes”, diz Antonio Manuel. Para Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, o software é “uma resposta à crise de representação”, já que será possível saber “como de fato seu representante se posiciona”. 

O repórter especial da Folha Fernando Canzian, envolvido no projeto, diz ter a “convicção de que candidatos vão se empenhar, porque quem não responder não vai ter match”.

“Em um ano dominado por corrida presidencial imprevisível,  a Folha decidiu jogar foco na importante eleição do Legislativo”, diz o editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila. “É do novo Congresso que sairão ou não as reformas de que o país tanto precisa e é com o novo Congresso que o próximo presidente terá de lidar para viabilizar seu governo.” 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.