Hollande e Zapatero defendem libertação e candidatura de Lula

Texto é endossado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-presidente da França François Hollande, que assinou manifesto em favor de Lula, se encontra com ex-presidente em Madri
Ex-presidente da França François Hollande, que assinou manifesto em favor de Lula, se encontra com ex-presidente em Madri - Dominique Faget - 18.out.11/AFP
São Paulo

O ex-presidente da França François Hollande e da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero assinaram documento divulgado nesta terça-feira (15) em favor da libertação e candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições.

O texto também é endossado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália: Enrico Letta, Massimo DÁlema e Romano Prodi.

No documento, publicado no site oficial do ex-presidente, os líderes europeus chamam de apressada a prisão do de Lula, afirmando que o petista é incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil.

"O impeachment de Dilma Rousseff, eleita democraticamente por seu povo e cuja integridade nunca foi questionada, já era uma preocupação séria. A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes", diz o texto.

E conclui: "Nós solenemente solicitamos que o presidente Lula possa se submeter livremente ao sufrágio do povo brasileiro".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.