Descrição de chapéu Eleições 2018

Maior corrente do PT insiste na candidatura de Lula

A ideia é manter o cronograma para registrar o nome do ex-presidente em 15 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reunida em São Paulo, a CNB (Construindo um Novo Brasil) —maior corrente do PT— insistiu nesta quinta-feira (10) na reafirmação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. Pelo menos por enquanto.

O ex-presidente Lula em evento no Rio, dias antes de ser preso
O ex-presidente Lula em evento no Rio, dias antes de ser preso - Mauro Pimentel - 2.abr.2018/AFP

Segundo participantes, a avaliação é que este não é o momento para discussão de um nome alternativo ao de Lula —preso há mais de um mês em Curitiba, após ser condenado pelo caso do tríplex. 

A ideia é manter o cronograma pelo qual a candidatura de Lula seria registrada no dia 15 de agosto, deixando a cargo do ex-presidente a indicação de um substituto, o chamado plano B.

Defensores da candidatura de Lula tiveram o cuidado de usar a expressão neste momento ao afirmar que seu nome está mantido.

Integrantes da CNB também duvidaram da possibilidade de o PT abrir mão de uma candidatura própria em apoio a outro candidato —por exemplo, Ciro Gomes (PDT).

Apesar da aposta no lançamento de um petista para a corrida presidencial, os participantes da reunião têm pregado respeito aos demais candidatos de esquerda, sedimentando pontes para o segundo turno. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.