Pesquisa aponta uso de perfis russos em prol de Aécio na eleição de 2014

Foram identificados 24 perfis atuando na campanha do tucano com 14.440 interações no Twitter

Géssica Brandino
São Paulo

Perfis com imagens e informações associadas à Rússia e ao leste europeu ajudaram a propagar mensagens com links da campanha à Presidência de Aécio Neves (PSDB) em 2014. 

 

Essa foi uma das descobertas de pesquisadores da FGV, que analisaram sub-redes de perfis automatizados, os chamados robôs, durante as eleições naquele ano. A informação foi antecipada pela revista "Veja".

Os pesquisadores identificaram manualmente 24 perfis do leste europeu atuando na campanha do tucano, responsáveis por 14.440 interações no Twitter. 

O estudo aprofunda a pesquisa divulgada no último ano pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas (DAPP) da FGV, que mostrou a interferência de robôs em momentos decisivos da disputa pela Presidência, como os debates na Globo, em que perfis automatizados responderam por cerca de 20% das interações no Twitter de apoiadores de Dilma Rousseff (PT), Aécio e Marina Silva (ex-PSB, hoje Rede).

Para o sociólogo Marco Aurélio Ruediger, diretor da DAPP, o uso de perfis de outros países demonstra que a campanha eleitoral deste ano no país também pode sofrer interferência externa, como teria ocorrido nas eleições americanas. 

"Não estamos livres de interferências do exterior, outro ponto importante, porque pode ter um impulsionamento de ideias e também ser deformadora do espaço político e democrático, além de impor agendas", afirma. 

A análise revelou vínculos entre empresas prestadoras de serviços às campanhas dos candidatos e sites cujos conteúdos foram compartilhados por redes de robôs.

Nesta etapa do estudo foram analisados duas sub-redes de perfis automatizados: uma com 699 robôs, que compartilharam conteúdos de Aécio e de Marina. E outras 509 contas que compartilharam conteúdos associados à campanha de Dilma. Ao todo, geraram mais de 773 mil publicações, uma média de 419 por usuário.

Segundo Ruediger, o uso de perfis falsos somados podem ter um grande impacto, ao interferir naquilo que as pessoas recebem e distorcer a percepção daquilo que está sendo mais debatido. 

A assessoria de Aécio negou que tenha utilizado robôs durante a campanha ou autorizado qualquer empresa ou pessoa a utilizar perfis automatizados. 

O coordenador de comunicação digital da campanha de Marina em 2014, Caio Tulio Costa, disse que em uma ocasião a equipe identificou uma movimentação atípica de tuítes pró-Marina, imediatamente relatada à rede social. A assessoria de Dilma disse que não comentaria.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.