Descrição de chapéu senado câmara dos deputados

Registre o meu sorriso, diz Temer sobre depoimento da filha

Em visita a feira agrícola em Ribeirão Preto, presidente foi questionado se estava preocupado com investigação da PF

Marcelo Toledo
Ribeirão Preto

“Registre o meu sorriso.” Assim reagiu o presidente Michel Temer (MDB) ao ser questionado nesta quinta-feira (3) se estava preocupado com o depoimento que sua filha Maristela Temer prestará a PF (Polícia Federal) sobre obras de reformas em sua casa.

A afirmação foi feita em uma viagem que durou cerca de uma hora a Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), onde participou da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação).

O presidente Michel Temer sorri para câmeras de celulares em visita à feira da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), nesta quinta-feira (3)
O presidente Michel Temer visita a feira da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), nesta quinta-feira (3) - Joel Silva/Folhapress

Temer chegou ao local por volta das 9h50, visitou estandes e ligou uma das máquinas expostas aos produtores rurais.

No local, fez rápido pronunciamento sobre o momento do agronegócio e perspectivas para a economia e se despediu.

Ao ser questionado sobre o depoimento de Maristela, voltou ao microfone e, de forma irônica, disse “registre o meu sorriso” e saiu do local.

Após deixar Ribeirão, o emedebista viajará para Barretos (a 423 km de São Paulo), para participar da inauguração do hospital Notre Dame, mantido pela fundação que administra o Hospital de Câncer de Barretos, referência do setor no país.

Uma das alas receberá o nome do presidente.

Como a Folha revelou, uma das principais suspeitas de investigadores da Polícia Federal é de que o presidente tenha lavado dinheiro de propina no pagamento de reformas em casas de familiares e dissimulado transações imobiliárias em nomes de terceiros, na tentativa de ocultar bens. 

Até agora, a investigação aponta que o presidente recebeu, por meio do coronel João Baptista de Lima Fillho, ao menos R$ 2 milhões de propina em 2014.

Neste mesmo ano, quando Temer foi reeleito vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, duas reformas foram feitas, em valores semelhantes, em propriedades de familiares do emedebista, da filha Maristela Temer e da sogra, Norma Tedeschi.

Um dos fornecedores da reforma de Maristela afirmou ter recebido em dinheiro vivo pagamentos pelos produtos, todos das mãos de Maria Rita Fratezi, mulher do coronel Lima.

A origem do dinheiro das obras são, para investigadores, a JBS e uma empresa contratada pela Engevix.

No dia da publicação da reportagem, Temer fez um pronunciamento em que disse ser vítima de perseguição criminosa disfarçada de investigação.

Após deixar Ribeirão, o emedebista viajou  para Barretos (a 423 km de São Paulo), para participar da inauguração do hospital Notre Dame, mantido pela fundação que administra o Hospital de Câncer de Barretos, referência do setor no país.

Uma das alas receberá o nome do presidente, o centro de diagnóstico de imagem Michel Temer. No local, o presidente se disse "em família" na cidade. "Estou definitivamente inscrito na história de Barretos. Se a história não reconhecer meu governo, Barretos reconheceu".

Depois do episódio em que foi hostilizado em visita ao local do desabamento de um prédio em São Paulo, o presidente em Barretos estava acompanhado de convidados e de um número quase equivalente de seguranças.

Ele enumerou feitos de seu governo e pediu mais otimismo. “Temos que restaurar no Brasil o otimismo, muitas vezes vejo expressões pessimistas". (Colaborou Talita Costa, BARRETOS)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.