Descrição de chapéu Eleições 2018

Sobre possível aliança, Ciro diz que é preciso respeitar o tempo do PT

Presidenciável respondeu à fala do ex-governador Jaques Wagner, que se disse à vontade para discutir a hipótese de aliança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, durante fórum em São Paulo
O pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, durante fórum em São Paulo - Nacho Doce - 27.abr.18/Reuters
Ribeirão Preto (SP)

O ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira (2) que é preciso compreender e respeitar o tempo do PT.

A afirmação foi uma resposta a um questionamento sobre comentário do ex-governador Jaques Wagner (PT) feito nesta terça-feira (1º), em que admitiu a hipótese de o PT não ser cabeça de chapa nas eleições presidenciais e ocupar a vice, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de concorrer ao Palácio do Planalto. Ele se disse à vontade para discutir a hipótese de se aliar a Ciro.

“O fato real e concreto é que nós temos de aceitar, compreender e respeitar o tempo do PT, para o que quer que seja. Não é simples, não é trivial o momento pelo qual o PT e sua principal liderança estão passando e, portanto, eu respeito o tempo e a forma do PT e vou tocando o meu bonde, propondo ao Brasil uma alternativa que possa nos tirar de um processo grave de crise socioeconômica já com graves repercussões na nossa ordem institucional”, disse Ciro.

O pedetista está em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), em visita à Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), principal evento do agronegócio brasileiro.

De acordo com Ciro, seu partido está conversando com todos os outros e é muito improvável que definições ocorram antes de junho.

“O PC do B, que sempre foi aliado automático do PT, tem candidato, o PSB apresentou candidato, estava conversando conosco, o PT está anunciando que o Lula é candidato. É preciso ter calma, paciência, e é natural que o jornalismo e os políticos queiramos antecipar o futuro, mas ele não virá antes de junho, porque aí será o tempo em que os entendimentos vão começar a ter um pouco mais de objetividade.”

Questionado sobre uma eventual aliança com Joaquim Barbosa (PSB), Ciro disse: “Como posso pensar em aliança com alguém que quer ser candidato a presidente? Eu sou delicado”.

Ciro ainda criticou o governo do presidente Michel Temer, que estará na feira agrícola nesta quinta-feira (3) e disse que o agronegócio cresce “apesar do governo”.

“O agronegócio cresceu 13% no ano passado, apesar do governo, contra o governo, a despeito do governo”, afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.