TRF-4 mantém pena de Bumlai em nove anos e dez meses de prisão

Moro condenou pecuarista, em primeira instância, em setembro de 2016

Ana Luiza Albuquerque
Curitiba

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manteve nesta quarta-feira (30) a pena do pecuarista José Carlos Bumlai em nove anos e dez meses de prisão por corrupção e gestão fraudulenta de instituição financeira.

Em setembro de 2016, o juiz Sergio Moro havia condenado Bumlai a nove anos e 10 meses de prisão. Segundo a acusação, o pecuarista tomou um empréstimo de R$ 12 milhões em seu nome, no banco Schahin, em 2004, e repassou os valores ao PT, atuando como um operador do partido.

O pecuarista José Carlos Bumlai - Alan Marques - 1.dez.2015/Folhapress

O empréstimo nunca foi quitado —um acordo garantiu que o Schahin perdoaria a dívida em troca de um contrato de US$ 1,6 bilhão com a Petrobras, em 2009, para a operação de um navio-sonda.

Bumlai chegou a ser preso preventivamente em novembro de 2015, mas em novembro de 2016 o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que ele cumprisse prisão domiciliar, por motivos de saúde. Em abril de 2017, a corte decidiu revogar a domiciliar e soltá-lo. 

O tribunal também decidiu absolver Fernando Schahin, que havia sido condenado por Moro a cinco anos e quatro meses por corrupção.

 A pena do colaborador Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, foi diminuída de seis anos e oito meses para seis anos e um mês. O TRF-4 também diminuiu a pena do colaborador e operador Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, de seis anos para cinco anos e seis meses.

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto teve a pena mantida em seis anos e oito meses. Milton Schahin também permaneceu com a mesma pena --nove anos e dez meses de reclusão.

Salim Schahin, colaborador, foi condenado a nove anos e seis meses de reclusão, com cumprimento em regime aberto. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.