Descrição de chapéu Eleições 2018

Anastasia anuncia deputado Marcos Montes, do PSD, como vice em disputa por MG

Alckmin acompanhou mineiro e minimizou quarto lugar em pesquisa Datafolha

Carolina Linhares
Belo Horizonte

O pré-candidato ao governo de Minas pelo PSDB, senador Antonio Anastasia, anunciou o deputado federal Marcos Montes (PSD-MG) como vice de sua chapa nesta segunda-feira (11), em Uberaba (MG).

Deputado federal Marcos Montes (PSD) é anunciado como vice de Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais, durante evento em Uberaba (MG)
Deputado federal Marcos Montes (PSD) é anunciado como vice de Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais, durante evento em Uberaba (MG) - Marco Aurélio Cury/Divulgação

Montes é médico, foi prefeito de Uberaba por dois mandatos e está no terceiro mandato como deputado federal. O pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, e o ministro Gilberto Kassab (PSD) também estavam presentes no anúncio.

“É um médico voltado às questões da sociedade. […] É um homem do campo, da atividade rural, que representa milhões de mineiros que vivem dessa atividade. Percebendo a ansiedade da sociedade em uma pessoa proba, íntegra e competente o convite foi confirmado a ele” ”, disse Anastasia, tecendo elogios ao vice. Montes se disse honrado.

Além de PSDB e PSD, a chapa de Anastasia conta com apoio do PPS, PSC e PTB. Houve um indicativo de que o PHS, do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, estará na aliança, já que o jornalista Carlos Viana (PHS) foi anunciado também nesta segunda como pré-candidato ao Senado na chapa. Oficialmente, Kalil mantém a neutralidade na disputa.

“É nosso desejo que o apoio seja anunciado o mais breve possível, mas a decisão passa pela direção do partido. No que depender de mim, meu desejo é que o partido caminhe com o professor Anastasia”, disse Viana.

Segundo Anastasia, as conversas continuam com DEM e MDB. “Estamos abertos a todos que estão no campo de oposição ao governo do estado. Trabalho para essa convergência”, afirmou.

Em Uberaba, Anastasia visitou o prefeito, Paulo Piau (MDB), e recebeu uma medalha da Câmara Municipal.

Alckmin afirmou que sua mulher, Lu, é a maior fã do senador mineiro e, por isso, faz questão de comparecer a suas agendas. O ex-governador de São Paulo, porém, não estava no lançamento da pré-campanha de Anastasia no mês passado em Belo Horizonte.

DATAFOLHA

Alckmin comentou em entrevista o resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada no domingo (10). O ex-governador de São Paulo aparece com 7% das intenções de voto.

O tucano minimizou o resultado a quatro meses da eleição. “A campanha terá um mês e meio. A campanha só começa mesmo quando a gente souber efetivamente quem são os candidatos e quando começar o programa eleitoral no rádio e na televisão.”

Alckmin mencionou a eleição para o governo de Tocantins, em 3 de junho, para mostrar que nem sempre as pesquisas indicam os resultados corretos. O governador interino do estado, Mauro Carlesse (PHS), ficou em primeiro e irá disputar o segundo turno com o senador Vicentinho Alves (PR-TO).

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, participa de evento em Uberaba (MG) que lançou Marcos Montes (PSD) como vice de Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais
O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, participa de evento em Uberaba (MG) que lançou Marcos Montes (PSD) como vice de Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais - Marco Aurélio Cury/ Divulgação

O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) e a senadora Kátia Abreu (PDT) ficaram em terceiro e quarto lugares.

“A dez dias da eleição tinha em primeiro lugar o ex-prefeito de Palmas e em segundo, uma senadora: nenhum dos dois foi para o segundo turno. E aquele que chegou em primeiro estava em quarto. Não é pelo fato de eu estar em quarto lugar que estou fazendo essa comparação”, disse Alckmin. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.