Encontro da Abraji em SP discute eleições e cobertura da Lava Jato

Evento reunirá diversos profissionais ligados à Folha

São Paulo

Começa nesta quinta (28) às 9h uma maratona com cerca de 70 debates, palestras e cursos do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que vai até sábado no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, na zona sul de São Paulo.

O evento anual da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) reunirá diversos profissionais ligados à Folha. Desta vez a atração internacional do congresso é o editor-chefe do site americano ProPublica, Stephen Engelberg, ex-New York Times, que fala no último painel, no sábado, às 16h, sobre a colaboração entre veículos e jornalistas para ampliar a produção e a difusão de reportagens.

Palestrantes sentados com telão ao fundo
Da dir. para a esq, o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, Luis Renato Olivalves (Facebook), Angela Pimenta (Projor) e Carlos Eduardo Lins Da silva (Projor) durante mesa sobre pós-verdade no Congresso da Abraji - Zanone Fraissat - 29.jun.2017/Folhapress


O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, vai tratar na sexta-feira, às 9h, das mudanças que vêm ocorrendo nas redações, e o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, vai abordar no mesmo dia e horário a interpretação de pesquisas eleitorais.

Patrícia Campos Mello, repórter especial do jornal, e o fotógrafo Lalo de Almeida, falarão no sábado da série “Um Mundo de Muros”, vencedora do prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Digital.

Rubens Valente, da sucursal de Brasília, tratará no sábado às 14h dos erros e acertos na cobertura da Operação Lava Jato.

Fábio Takahashi, do Núcleo de Inteligência da Folha, debaterá já nesta quinta às 14h exemplos de análise estatística, como a que revelou, há dois meses, a alta probabilidade de ter havido fraude em 1.125 provas do Enem.

 

Confira algumas das mesas 13º Congresso da Abraji

Quinta, 28
14h - Como contamos grandes histórias a partir de dados, com Fábio Takahashi, do Núcleo de Inteligência da Folha

Sexta, 29
9h - O comando em mutação: diretores de redação na era das transformações, com Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha
- Como ler e interpretar pesquisas eleitorais, com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha
14h - Do Brasil para o mundo: a cobertura transnacional da Lava Jato, com Flávio Ferreira, repórter de política da Folha

Sábado, 30
9h - Um mundo de muros: cobertura internacional em profundidade, com Patrícia Campos Mello, repórter da Folha, e Lalo de Almeida, fotógrafo
- Como investigar patrimônios de pessoas públicas, com Flávio Ferreira, repórter de política da Folha
14h - Os erros e acertos da cobertura da Lava Jato, com Rubens Valente, repórter da sucursal de Brasília da Folha
- Imagem e notícia, com Thea Severino, editora do núcleo de imagem da Folha
- O que grandes jornalistas aprenderam com seus grandes erros, com Alvaro Costa e Silva, colunista da Folha

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.