Pimentel indica líder de governo do PT para cargo no Tribunal de Contas

A vaga no TCE foi uma das razões de insatisfação do MDB com o governo petista

Carolina Linhares
Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Fernado Pimentel (PT), indicou nesta quinta-feira (28) o deputado estadual Durval Ângelo (PT), seu líder de governo, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.  ​

Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT)
Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT) - Manoel Marques/Imprensa-MG

A indicação foi enviada à Assembleia, já que precisa ser aprovada pelos deputados estaduais em votação no plenário. Antes disso, uma comissão especial é formada para sabatinar o postulante.

A disputa pelo TCE foi uma das razões de insatisfação do MDB com o governo Pimentel —a vaga aberta é de livre nomeação do governador.

O MDB acabou rompendo a aliança com o PT e decidiu lançar uma candidatura própria ao governo no lugar de apoiar a reeleição do petista.

O principal ponto de tensão, no entanto, foi o pedido de impeachment contra Pimentel aceito na Assembleia em abril pelo presidente Adalclever Lopes (MDB), até então aliado do governador. O pedido está com o trâmite parado na Casa.

A vaga já havia sido prometida a Durval, mas também poderia servir como moeda de troca nas negociações para a montagem das alianças partidárias em torno da campanha de reeleição de Pimentel. 

Até agora, o PT só tem o apoio do PSDC e do PMN, além de proximidade com o PC do B. A aliança tucana, de Antonio Anastasia, tem o apoio do SD, PTB, PSD, PPS e PSC.

Chegaram a ser cogitados para a vaga o deputado estadual Sávio Souza Cruz (MDB) e o secretário da Casa Civil, Marco Antônio Rezende.

A vaga no TCE foi aberta com a morte, em abril, da conselheira Adriene Andrade, mulher do ex-senador Clésio Andrade (MDB).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.