Descrição de chapéu Eleições 2018

Prefeito de BH diz que ficará neutro e chama eleição estadual de bobagem

Outros nomes do PHS, porém, já declararam apoio a Antonio Anastasia, do PSDB, em Minas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Considerado peça importante no xadrez eleitoral de Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), afirmou nesta segunda-feira (25) que não deve apoiar nenhum candidato ao Palácio da Liberdade. Em mais uma demonstração de seu estilo despachado, chamou a eleição de bobagem e criticou o fato de receber pouca ajuda do governo do estado.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) - Reprodução

"Provavelmente vou ficar neutro porque estou muito ocupado com a prefeitura. E não posso perder tempo com bobagem de eleição para governador até porque nos próximos quatro anos, como fizeram nesse quase um ano e meio que estou aqui, ajudarão muito pouco", disse.

Kalil reafirmou que sua posição atual é de neutralidade e que deverá se manter assim até outubro. "O PHS liberou todo mundo para [apoiar] quem quiser. A minha posição continua a mesma de neutralidade e repito que nenhum deles me ajudou em nada", completou. 

Eleito sem apoio de grandes partidos e considerado um novato na política, Kalil relativizou sua importância no jogo, mas, há alguns meses, seu nome aparecia entre os favoritos em pesquisas para o governo de Minas. O prefeito, porém, já deixou claro que não pretende concorrer para cumprir a promessa de administrar BH por quatro anos

"Meu apoio não vale nada, porque se apoio valesse alguma coisa, eu não estava sentado nessa cadeira", disse. 

Segundo Kalil, é preciso ainda definir exatamente quem vão ser os candidatos e afirmou que não tem opinião formada sobre eles. "É importante eles começarem a se posicionar em coisas sérias para que a população de BH escolha o melhor candidato."

Apesar da mágoa com o PSDB após um segundo turno em que sofreu ataques do adversário tucano João Leite, Kalil tem boa relação com o senador Antonio Anastasia, pré-candidato do partido ao governo de Minas. 

Com o governador Fernando Pimentel (PT), candidato à reeleição, o contato também é amigável, embora a falta de recursos do estado em crise financeira seja um entrave. Kalil também é próximo de Adalclever Lopes, pré-candidato do MDB ao governo que se afastou da aliança com o PT recentemente. 

No plano federal, Kalil já recebeu em Belo Horizonte os candidatos Ciro Gomes (PDT), Rodrigo Maia (DEM), Álvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL) e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antes de sua prisão em abril. Houve duas tentativas frustradas de sentar-se com Geraldo Alckmin (PSDB). 

Outros nomes do PHS, contudo, já escolheram Anastasia como candidato. O jornalista Carlos Vianna (PHS) é cotado, inclusive, como postulante ao Senado na chapa do tucano.

Em viagem com Anastasia a Uberaba, Vianna afirmou que o apoio do PHS ao tucano passa pela direção do partido, mas disse esperar que a aliança seja anunciada. "No que depender de mim, meu desejo é que o partido caminhe com o professor Anastasia”, disse.

O próprio Kalil, em 2010, gravou vídeo de campanha em apoio a Anastasia, que foi reeleito governador de Minas naquele ano. Na época, o prefeito era presidente do Atlético Mineiro e também apoiava o senador Aécio Neves (PSDB).

Em entrevista à Folha em dezembro passado, porém, após Aécio ter sido implicado na delação da JBS, Kalil lhe fez uma crítica indireta, afirmando que Minas está cheia de "defuntos políticos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.