Veja erros e acertos dos pré-candidatos ao governo do RJ em sabatinas Folha/UOL/SBT

Agência Lupa analisa declaração de políticos

Clara Becker Nathália Afonso
São Paulo | Agência Lupa

Wilson Witzel (PSC), 4.jun

“O número [de desempregados no RJ] é alarmante: 1,2 milhão de pessoas”
VERDADEIRO A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostra que 1,287 milhão de pessoas estavam desocupadas no primeiro trimestre de 2018. O número é 6% superior ao do mesmo período do ano passado. 

O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), pré-candidato ao governo do Rio, durante sabatina
O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), pré-candidato ao governo do Rio, durante sabatina - Reprodução

“[O governo Cabral] colocou milhares de homens nas UPPs com pagamento de um adicional que hoje não existe mais” 
FALSO De acordo com a PM, os policiais que integram as Unidades de Polícia Pacificadoras continuam recebendo uma gratificação de R$ 750 por mês, e esse adicional nunca foi suspenso —apenas acompanhou os atrasos gerais do pagamento do Estado. Procurado, Witzel disse que “diversas UPPs foram extintas” e que o modelo das unidades pacificadoras “empregava um alto volume de recursos que o Estado não é mais capaz de pagar”.

Rubem César (PPS), 6.jun

“Hoje, na faixa dos 18 aos 24 anos, 500 mil [jovens] no RJ não estudam nem trabalham” 
VERDADEIRO
 A Pnad Contínua de 2017 mostra que 530 mil jovens de 18 a 24 anos não trabalham ou estudam no Rio de Janeiro. Em 2016, eram 452 mil. Os dados sobre o país também mostram uma alta. Em 2017, dos 48,5 milhões de brasileiros com idades de 15 a 29 anos, 23% (ou 11,2 milhões) não trabalhavam nem estudavam. Em 2016, eram 21,9%.

O pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro Rubem Cesar (PPS) durante sabatina Folha/UOL/SBT
O pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro Rubem Cesar (PPS) durante sabatina Folha/UOL/SBT - Raquel Cunha - 06.jun.2018/Folhapress

“Hoje, os hotéis [do Rio] estão vazios”
EXAGERADO
 A Associação de Hotéis do Estado do Rio (Abih-RJ) diz que, de janeiro a maio deste ano, a ocupação ficou entre 50% e 55%. Na Semana Santa, o índice chegou a 77% no interior do estado e 49% na capital, ambos acima de 2017. No Carnaval, a média de quartos ocupados na cidade do Rio foi de 86%, acima dos 78% de 2016. Procurado, Rubem César não respondeu.

Índio da Costa (PSD), 8.jun

“A ciclovia matou duas pessoas, e Eduardo Paes não se pronunciou sobre isso” 
FALSO
 Em 21 de abril de 2016, um trecho de cerca de 30 metros da ciclovia Tim Maia desabou e matou duas pessoas. No dia seguinte, o então prefeito Eduardo Paes convocou coletiva e afirmou que assumia “suas responsabilidades”. Enfatizou que jamais iria “se esconder” e contou que tinha ligado para os familiares das vítimas. Procurado, Índio disse que “a fala de Paes se traduziu em um grande deboche, porque dois anos depois ninguém havia sido punido”. 

O pré-candidato ao governo do Rio Índio da Costa (PSD)
O pré-candidato ao governo do Rio Índio da Costa (PSD) - Divulgação

“A filha do Eduardo Cunha é candidata. O filho do [Sérgio] Cabral é candidato, e o filho do [Jorge] Picciani é candidato”
VERDADEIRO
 Danielle Cunha se filiou ao MDB em dezembro de 2017. Os deputados federais Marco Antônio Cabral e Leonardo Picciani também já tinham dito que tentarão se reeleger. 

Anthony Garotinho (PRP), 11.jun

“Eu tive 700 mil votos [para deputado federal]. Até hoje, nenhum deputado federal, nem o Bolsonaro no momento de [maior] popularidade dele, chegou perto disso”
VERDADEIRO
 Em 2010, Garotinho foi o deputado federal mais votado do RJ, eleito com 694.862 votos. Em 2014, Jair Bolsonaro teve a maior votação do estado: foi eleito pelo PP com 464.572 votos

“[No governo Pezão,] Não cumpriram nada [do acordo de recuperação fiscal] 
FALSO
 O governo do RJ diz que o Plano de Recuperação Fiscal está “dividido em 20 metas” e que diversas foram implementadas. Em nota, a atual gestão citou: aumento da alíquota previdenciária (de 11% para 14%); revisão de incentivos fiscais; revisão de preço mínimo do petróleo; alteração da alíquota de ICMS; reforma das pensões previdenciárias, entre outras. Procurado, Garotinho não respondeu.

Tarcísio Motta (PSOL), 12.jun

“Temos a polícia que mais mata e a polícia que mais morre”
VERDADEIRO
 Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2016, 132 policiais foram mortos —2,3 a cada mil em serviço, maior taxa do Brasil. O RJ ainda apareceu como o estado com o maior número de mortes decorrentes de confrontos com policiais. Em 2016, foram 925 pessoas.

O pré-candidato ao governo do Rio Tarcísio Motta  (PSOL)
O pré-candidato ao governo do Rio Tarcísio Motta (PSOL) - Divulgação

“Não teve efeito prático [operação do Exército contra roubo de carga no Rio]” 
EXAGERADO 
A operação foi realizada pelo Exército em 1º de fevereiro. Em nota, o Comando Militar do Leste (CML) diz que, no dia da operação, houve 13 roubos de carga, bem abaixo da média diária de 54. Procurado, Tarcísio afirmou que a ação do Exército ocorreu no mesmo dia da operação Barba Negra, das polícias civil, federal e rodoviária federal, que teria sido responsável por coibir os roubos de carga.

Leonardo Giordano (PC do B), 13.jun

“Nós [Rio] temos recordes em patentes”
FALSO
 O último relatório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) indica que SP lidera o pedido de patentes no Brasil em todas as categorias. Em 2017, encabeçou o ranking com 1.640 pedidos de patente por invenção. O RJ ficou em segundo, com 672. Procurado, Giordano disse que foi impreciso por conta do “calor do debate” e que pretendia dizer que o RJ tem “recorde de doutores”. 

O pré-candidato ao governo do Rio Leonardo Giordano (PC do B)
O pré-candidato ao governo do Rio Leonardo Giordano (PC do B) - PC do B

“Mais de 90% dos homicídios no RJ não são esclarecidos” 
VERDADEIRO
 Levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz mostra que 89% dos homicídios que ocorreram no Rio de Janeiro em 2015 ainda não foram esclarecidos. O Rio é um dos seis estados que repassaram à entidade os dados de homicídios solucionados para que o levantamento pudesse ser feito.

Pedro Fernandes (PDT), 15.jun

“Praticamente todos os partidos têm envolvimento na Lava Jato”
EXAGERADO
 Há 35 partidos registrados no TSE. Destes, 14 já foram investigados pela Lava Jato. Em 2017, o ministro Edson Fachin, do STF, autorizou abertura de inquérito para investigar ministros, governadores, senadores e deputados de ao menos 13 siglas: MDB, PT, PSDB, PP, PTC, PSB, SDD, PPS, DEM, PR, PC do B, PRB e PSD. Há também ação de improbidade administrativa contra o PP no Ministério Público Federal do Paraná. Procurado, Fernandes disse que se referia aos principais partidos do país.

O pré-candidato ao governo do Rio Pedro Fernandes
O pré-candidato ao governo do Rio Pedro Fernandes - Alerj

“A Polícia Militar perde por ano cerca de 1.200 oficiais”
VERDADEIRO De acordo com a PM, em 2014, 1.213 policiais passaram à reserva remunerada. Em 2015, foram 1.422. Em 2016, caiu para 1.192. Esses números incluem oficiais e praças.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.