Erros e acertos de Ciro e Bolsonaro nas convenções

A Lupa checou algumas frases ditas por eles durante os discursos nos eventos

Chico Marés Leandro Resende
São Paulo | Agência Lupa

Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL) foram confirmados como candidatos à Presidência em convenções realizadas por seus partidos nos dias 20 e 22 de julho, respectivamente. 

A Lupa checou algumas frases ditas por eles durante os discursos nos eventos. 

“Como combater a questão do ‘triplo A’, que é discutida no Acordo de Paris?”
Jair Bolsonaro (PSL)
FALSO
 O chamado “triplo A” é uma proposta de integração de áreas protegidas nos Andes, na Amazônia e no Atlântico envolvendo Colômbia, Brasil e Venezuela. A ideia chegou a ser defendida pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e tinha como base projeto da Gaia Amazônia, braço da Fundação Gaia, ONG britânica que defende o meio ambiente e os povos indígenas. O projeto nunca foi implementado e não tem relação com o Acordo de Paris. O único compromisso brasileiro estabelecido na Conferência do Clima relativo à Amazônia foi zerar o desmatamento ilegal no bioma até 2030. Procurado, Bolsonaro não respondeu.

“Durante a intervenção [federal na segurança pública do RJ], a violência (...) cresceu”
Jair Bolsonaro (PSL)

VERDADEIRO Alguns índices criminais bateram recorde no Rio de Janeiro de fevereiro a junho, período da intervenção federal na segurança pública no estado. Os casos de letalidade violenta —soma de homicídios dolosos e decorrentes de ação policial, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte— chegaram a 2.927, o maior número desde 2009. No mesmo período, foram 55.909 roubos de rua, que incluem a transeuntes, de celulares e em coletivos. O total atingiu o recorde dos últimos 12 anos e é 8,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

“Somente com juros para a agiotagem oficialmente protegida pelo governo [...] foram gastos nos últimos 12 meses R$ 380 bilhões”
Ciro Gomes (PDT)
EXAGERADO
 Segundo os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO), publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional, o governo federal gastou, com juros e encargos da dívida, R$ 277,3 bilhões entre os meses de junho de 2017 e maio de 2018, dado mais recente disponível. Foram considerados os valores liquidados. Procurado, Ciro Gomes não respondeu.

“Nos últimos três anos, o Brasil fechou 13 mil indústrias, desempregou mais de 1 milhão de pessoas” 
Ciro Gomes (PDT)
VERDADEIRO
 Os dados mais recentes da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do IBGE, mostram que em 2013 o Brasil tinha 328 mil empresas de indústria de transformação, que empregavam 8,8 milhões de pessoas. Em 2016, último ano com dados disponíveis, o número de indústrias caiu para 315,5 mil —12,4 mil a menos. No mesmo período, o número de empregados caiu para cerca de 7,6 milhões, portanto um saldo negativo de 1,2 milhão.

Verdadeiro A informação está comprovadamente correta. Exagerado A informação está no caminho correto, mas houve exagero.Falso A informação está comprovadamente incorreta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.