Descrição de chapéu Eleições 2018

Indefinição de Josué faz aliados divergirem sobre opções de plano B

Dos três nomes especulados, um já nega interesse e o outro desagrada setores do PSDB

Daniel Carvalho Carolina Linhares
Brasília e Belo Horizonte

O suspense promovido pelo empresário Josué Alencar (PR) sobre se vai aceitar ou não o convite para ser o candidato a vice na chapa presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB) já faz aliados do tucano divergirem sobre as opções de plano B que passaram a ser ventiladas nesta terça-feira (24).

Os três nomes defendidos por integrantes de partidos do centrão —DEM, PP, PR, SD e PRB— e do PSDB são o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o ex-ministro Aldo Rebelo (SD-SP). Os dois primeiros disputam o Senado e o último havia se lançado pré-candidato à Presidência da República.

Josué Gomes da Silva, filho de Jose Alencar, em 2013 - Zanone Fraissat/Folhapress

Mendonça é hoje o nome mais palatável para a maioria do grupo. Ele foi um dos que trabalhou dentro de seu partido contra o apoio a Ciro Gomes (PDT-CE), possibilidade que existia até a semana passada.

Mendonça estará em Brasília nesta quarta-feira (25), quando o centrão se reúne para discutir o anúncio oficial do apoio à pré-candidatura de Alckmin, ato previsto para quinta-feira (26).

No entanto, o DEM está priorizando a garantia de apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara.

Ana Amélia disse à Folha que pretende continuar trabalhando por sua recondução ao Senado e não se mostrou disposta a aceitar um eventual convite para ser a vice de Alckmin.

"O vice tem um papel relevante na história recente do nosso país. Independente de reconhecer essa relevância, continuo focada na questão da reeleição ao Senado", afirmou a gaúcha.

Já Aldo Rebelo, nome defendido pelo presidente de seu partido, o deputado Paulinho da Força (SD-SP), não conta com a simpatia de todo o PSDB. Uma ala da legenda o considera muito à esquerda. Rebelo já foi filiado ao PC do B.

Alckmin e centrão ainda esperam uma decisão de Josué. Alegando mau tempo, o pré-candidato tucano cancelou agenda que teria na noite desta terça em Caxias do Sul (RS) e ficou em São Paulo. Aliados dizem que eles ainda podem ter uma última conversa na noite desta terça.

Pela manhã, o tucano foi questionado a respeito da conversa que teve com o empresário. Disse apenas que Alencar "já está na campanha, empenhado, se vai ser candidato a vice ou não vamos aguardar" e que ele é "um grande nome, um grande empreendedor".

Pimentel

Nesta terça, também estava prevista uma reunião entre o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Josué em São Paulo. Os petistas vão oferecer ao empresário a vaga de vice ou de candidato ao Senado na chapa de Pimentel, que concorre à reeleição. 

Segundo a campanha do petista, a reunião foi adiada porque Pimentel e Josué preferiram "aguardar as definições do quadro político mineiro" e porque o empresário quer consultar a família antes de qualquer decisão. Ainda segundo os petistas, é certo que o PR apoiará a candidatura de Pimentel. 

O governador e Josué também teriam um encontro na segunda (23), mas Pimentel precisou viajar a Brasília para reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, sobre uma ação movida por estados que questiona repasses da União.

Em 2014, Josué foi candidato a senador na chapa que elegeu Pimentel governador de Minas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.