Descrição de chapéu Eleições 2018

Lula ficou feliz com negativa de Josué a Alckmin, diz Gleisi após visita

José Alencar, pai do político, foi vice do petista

Ana Luiza Albuquerque
Curitiba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou feliz ao saber que o empresário Josué Alencar (PR) negou convite para ser vice do pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB). Foi o que afirmou nesta quinta-feira (26) a senadora Gleisi Hoffmann, após visitar Lula na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Josué é filho de José Alencar, morto em 2011, vice do petista em seus dois governos. 

Questionada pela Folha se a negativa cria expectativa para a legenda, Gleisi disse que não há possibilidade de Josué Alencar formar uma chapa com os petistas, já que o PR compõe a coligação do tucano. "O partido já se definiu para apoiar o Alckmin. Ele [Lula], claro, respeita a posição do Josué, mas também ficou feliz com esse posicionamento de não aceitar ser vice desse campo", afirmou.

 

Alencar e Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais, haviam marcado uma reunião para terça-feira (24). Os petistas pretendiam oferecer ao empresário a vaga de vice ou de candidato ao Senado na chapa de Pimentel, que tenta a reeleição. 

A reunião foi adiada porque, segundo a campanha do governador, os dois preferiram "aguardar as definições do quadro político mineiro" e porque o empresário quer consultar a família antes de qualquer decisão.

Gleisi também disse que o PT segue conversando com o PSB. "Estamos fechando alguns estados. O PSB adiou sua convenção para poder se posicionar. Sou muito otimista em relação às conversações que estamos tendo com os partidos."

Segundo ela, Lula está de acordo com as negociações e o PT tem seguido suas orientações desde o início.

O italiano Roberto Gualtieri, deputado da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no parlamento europeu, também visitou Lula nesta quinta.

A jornalistas, disse que o ex-presidente tem uma forte reputação no mundo e que é considerado um ponto de referência para todos os progressistas.

"Por essa razão, ver ele preso com risco de não poder participar do processo eleitoral produz muita inquietação", afirmou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.