Descrição de chapéu Eleições 2018

Por Ciro Gomes, PSB quer que Márcio Lacerda segure decisão de candidatura

Em conversas com aliados, porém, mineiro tem refutado possibilidade de ser vice de Ciro

Gustavo Uribe
Brasília

Na semana em que decidirá se apoia a candidatura presidencial de Ciro Gomes, o PSB deve pedir ao ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda que segure definição sobre sua candidatura ao governo de Minas Gerais.

O partido anunciará sua posição sobre o cenário nacional no domingo (5), um dia depois da data em que foi marcada a convenção estadual da sigla, cuja ideia é oficializar o nome do mineiro para a sucessão de Fernando Pimentel, do PT.

Ciro Gomes (PDT) conversa com Márcio Lacerda (PSB) em evento empresarial na cidade de Tiradentes (MG) - Carolina Linhares/Folhapress - 15.jun.2018

Em conversas reservadas, Lacerda tem afirmado que é "cronologicamente impossível" esperar uma decisão nacional e, por isso, tem descartado o posto de vice-presidente na chapa do presidenciável cearense.

Para evitar que uma desistência da chapa presidencial atrapalhe um acordo entre PSB e PTB, integrantes da cúpula do partido defendem que Lacerda delegue a decisão de sua candidatura à executiva estadual da sigla, que poderá tomar uma decisão no domingo (5).

Assim, caso o PSB não apoie Ciro, a candidatura de Lacerda ao governo estadual ainda poderá ser homologada. O nome do mineiro já foi aprovado pelo cearense para compor a chapa presidencial. Caso o ex-prefeito desista, o PSB terá de indicar outro quadro do partido.

"Eu estou apostando todas as fichas no apoio do PSB. E tenho razões de estar otimista com isso", disse o coordenador político da campanha de Ciro Gomes, Cid Gomes.

Nos últimos dias, Lacerda tem entrado em contato com amigos e aliados sobre que decisão deve tomar. Ele viajará nesta semana a Brasília para discutir a sua candidatura com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Ele tem negociado os apoios de partidos como MDB, DEM e PV. 

A convenção estadual do MDB também foi marcada para o domingo, o que reforça o pedido para que ele segure a decisão. Se concretizada, a aliança terá o maior tempo de televisão em Minas Gerais, ultrapassando até mesmo o do senador Antonio Anastasia (PSDB). Nas pesquisas estaduais, Lacerda aparece em terceiro lugar.

Caso o PSB não apoie Ciro, o PDT pretende formar uma chapa puro-sangue. O principal nome cotado é o da senadora Kátia Abreu, de Tocantins.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.