PTB coloca Ministério do Trabalho à disposição de Temer

Decisão foi tomada depois de o STF afastar o ministro Helton Yomura, indicado pelo partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O PTB colocou o Ministério do Trabalho à disposição do presidente Michel Temer, informou em nota o presidente da legenda, Roberto Jefferson. A decisão foi tomada depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) afastar o ministro do Trabalho indicado pelo partido, Helton Yomura, nesta quinta-feira (5).

O ministro Helton Yomura (Trabalho) deixa a Superintendência da PF após depor
O ministro Helton Yomura (Trabalho) deixa a Superintendência da PF após depor - Pedro Ladeira/Folhapress

"Pessoalmente, insisto: não participei de qualquer esquema espúrio no Ministério do Trabalho. E acrescento que minha colaboração restringiu-se a apoio político ao governo para que o PTB comandasse a pasta", diz o político no texto. 

Jefferson afirmou ainda que a sigla reafirma seu apoio às investigações e diz que, "se houve irregularidade na pasta caberá aos responsáveis responder à Justiça por seus atos". 

Procurado após a operação, o Palácio do Planalto não quis comentar o assunto. Também não informou quem ficará à frente da pasta. 

O afastamento de Yomura faz parte da terceira fase da Operação Registro Espúrio, em curso nesta quinta.

A apuração mira esquema de fraudes e corrupção no Trabalho. Além do ministro, também estão entre os alvos o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) e o chefe de gabinete de Yomura, Júlio de Souza Bernardes, que teve mandado de prisão temporária expedido.

As medidas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Edson Fachin, a pedido da PF e da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Segundo a PGR, "os investigados utilizam rotineiramente os cargos para viabilizar a atuação da organização criminosa e para solicitar tratamento privilegiado a processos de registros sindicais". 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.