Descrição de chapéu Eleições 2018

Skaf escolhe tenente-coronel da PM como vice em São Paulo

A convenção para formalizar a candidatura do emedebista ao governo do estado será dia 28

São Paulo e Brasília

O pré-candidato ao governo de São Paulo do MDB, Paulo Skaf, escolheu nesta segunda (23) a tenente-coronel da Polícia Militar Carla Danielle Basson para ocupar a vaga de vice em sua chapa. 

Desde maio, ela comanda o 11º Batalhão de Polícia Militar do interior paulista, que é responsável pelos municípios de Jundiaí, Itupeva e Cabreúva. 

Carla Danielle Basson recebe Título de Cidadã Campineira, em dezembro de 2017 - Câmara Campinas

Natural de São Paulo, Basson é bacharel em direito pela Faculdade Padre Anchieta e em ciências policiais de segurança e ordem pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Filha de militar, tem um irmão que é investigador da polícia civil. 

Em 2015, Basson se tornou a primeira mulher a comandar o 35º Batalhão de Campinas, feito inédito na cidade. 

"Ela é uma moça de família boa e é uma coronel suave, não tem nada de truculência", disse Skaf à Folha.

A escolha da tenente-coronel acontece no momento em que a segurança pública é a principal pauta da disputa eleitoral deste ano —tanto nos estados quanto na corrida ao Planalto

A convenção para formalizar a candidatura de Skaf ao governo do estado de São Paulo será no dia 28 de julho.

Para poder disputar a vaga de vice, Basson terá de se desligar da Polícia Militar e se filiar ao MDB. O jurídico da pré-campanha de Skaf usará recente decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para garantir o ingresso da tenente-coronel no partido. 

Em fevereiro, o plenário da corte decidiu, por unanimidade, que o militar elegível não ocupante de função de comando deverá estar afastado do serviço ativo no momento em que for requerido o seu registro de candidatura.

O TSE se posicionou no julgamento de uma consulta formulada pelo deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência

Ele questionou se o afastamento de militar de suas atividades deveria ser efetivado somente com o deferimento do registro.

Daniela Lima, Thais Arbex e Sarah Mota Resende
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.