Descrição de chapéu Eleições 2018

Agência Lupa: presidenciáveis erram ao falar sobre greve, Plano Real e imposto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oito candidatos à Presidência participaram na sexta-feira (17) de debate na Rede TV!. A Lupa checou algumas das declarações.

“Foi o governo do Fernando Henrique, do PSDB, que fez o Plano Real” 
Geraldo Alckmin (PSDB)

FALSO O plano foi anunciado em 1993 e executado no governo Itamar Franco. Um dos principais responsáveis foi Fernando Henrique Cardoso, mas como ministro da Fazenda. Ele deixou o cargo em março de 1994, antes de o real começar a circular, para disputar as eleições. Procurado, Alckmin não retornou.

“As lideranças de SP foram contra [o Imposto sobre o Valor Agregado] a vida inteira”
Ciro Gomes (PDT)

FALSO Em 1999, em entrevista, o então governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), defendeu abertamente a criação do IVA como forma de unificar impostos sobre consumo. A proposta era unir sete tributos. Ele ponderou que São Paulo possivelmente perderia dinheiro, mas seria melhor para a economia no longo prazo. Procurado, Ciro não retornou.

“Os caminhoneiros não estavam parando as vias [durante a greve deste ano]”
Cabo Daciolo (Patriota)

FALSO Apenas no dia 21 de maio a Polícia Rodoviária Federal registrou interrupção de vias em 17 estados. No dia 22, foram em 19 estados. Todos os bloqueios foram feitos por manifestantes. Procurado, Daciolo não retornou.​

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) encara Marina Silva (Rede) no centro do palco do debate presidencial na Rede TV! Ela está ao microfone e ele ouve de mãos cruzadas.
Debate presidencial na Rede TV! O candidato Jair Bolsonaro (PSL) encara Marina Silva (Rede). - Diego Padgurschi /Folhapress

“Não sou político. Sempre trabalhei em empresas”
Henrique Meirelles (MDB)

FALSO Além de ter sido ministro da Fazenda por dois anos, Meirelles foi eleito deputado federal em 2002 pelo PSDB de Goiás, mas não chegou a tomar posse porque foi nomeado presidente do Banco Central pelo então presidente eleito Lula. Procurado, Meirelles não retornou.

“É mentira que defendi, em qualquer época da minha vida, que mulher deve ganhar menos [que homem]”
Jair Bolsonaro (PSL)

FALSO Mais uma vez, o candidato omite que sugeriu que mulheres deveriam ganhar salários menores do que os dos homens. Em 2016, em entrevista a Luciana Gimenez na RedeTV!, por exemplo, Bolsonaro afirmou: “Eu não empregaria [homens e mulheres] com o mesmo salário. Mas tem muita mulher que é competente”. Procurado, Bolsonaro não retornou.

“92% dos homicídios não são sequer investigados” 
Guilherme Boulos (PSOL)

INSUSTENTÁVEL De acordo com o Ministério da Segurança Pública, não há dados sobre homicídios solucionados no país. Segundo o Instituto Sou da Paz, frequentemente se diz que 8% dos homicídios do Brasil são investigados e, posteriormente, esclarecidos, mas a pesquisa que identificou a taxa é de 1996 e trata apenas do estado do Rio em 1992. Procurado, Boulos não retornou.

“O candidato que foi para o segundo turno nas eleições de 2014 [Aécio Neves] está envolvido em graves crimes. É lamentável”
Marina Silva (Rede)
CONTRADITÓRIO  Em 2014, Marina decidiu apoiar Aécio no segundo turno da eleição presidencial, na disputa contra Dilma Rousseff (PT). Disse que o tucano representava um “movimento de mudança”. Em nota, a assessoria da candidata afirmou que os fatos sobre Aécio citados no debate não eram conhecidos em 2014.

“A Transparência Internacional elenca os países mais corruptos do mundo. O Brasil está sempre em destaque”
Alvaro Dias (Podemos)
EXAGERADO  Em 2017, o Brasil aparece na 96ª posição do ranking Índice de Percepção da Corrupção, elaborado todos os anos pela Transparência Internacional, composto por 180 países. Quanto mais baixa a posição, maior é a percepção de corrupção. Assim, há 84 países considerados mais corruptos do que o Brasil. Em 2016, o Brasil era o 79º —ou seja, houve uma queda de 17 posições. Procurado, Dias não retornou.


Chico Marés, Clara Becker, Cristina Tardáguila, Leandro Resende, Natália Leal, Nathalia Afonso e Plínio Lopes

Verdadeiro - A informação está comprovadamente correta.

Insustentável - Não há dados públicos que comprovem a informação. 

Falso - A informação está comprovadamente incorreta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.