Anastasia lidera para governo e Dilma para o Senado em Minas, mostra Datafolha

Candidato do PSDB tem 29% das intenções de voto contra 20% de Pimentel (PT)

Carolina Linhares
Belo Horizonte

O candidato a governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera a corrida pelo governo de Minas Gerais com 29% das intenções de voto, segundo pesquisa estimulada do Datafolha. Em segundo, com 20%, está Fernando Pimentel (PT), governador candidato à reeleição.

Romeu Zema (Novo) aparece em terceiro, com 5%, seguido por João Batista Mares Guia (Rede) com 3% e Dirlene Marques (PSOL) com 2%.

Jordano Metalúrgico (PSTU), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (Avante) marcaram 1% cada. Brancos e nulos somam 28%, enquanto 10% dos eleitores não sabem em quem votar.

Num segundo cenário, considerando a candidatura de Márcio Lacerda (PSB), que se retirou da disputa nesta terça (21), Anastasia segue liderando com 26%. Pimentel aparece com 18% e Lacerda tem 9%.

O candidato com rejeição mais alta é Pimentel, com 38%, seguido de Anastasia com 26%.

O senador Antonio Anastasia (PSDB), que lidera a pesquisa Datafolha de intenção de voto para o governo de Minas Gerais
O senador Antonio Anastasia (PSDB), que lidera a pesquisa Datafolha de intenção de voto para o governo de Minas Gerais - Alexandre Rezende - 28.jul.2018/Folhapress

Ainda segundo a pesquisa, 42% dos mineiros avaliam o governo Pimentel como ruim ou péssimo. Para 36% o governo é regular e para 16% é ótimo ou bom.

Na eleição para o Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) está na frente com 25% das intenções de voto, seguida do jornalista Carlos Viana (PHS) com 11%.

Coronel Lacerda (PPL) e Professor Tulio Lopes (PCB) têm 8%. Bispo Damasceno (PPL) tem 7%. Rodrigo Paiva (Novo), Vanessa Portugal (PSTU), Rodrigo Pacheco (DEM) e Jaime Martins (Pros) têm 6%.

Dinis Pinheiro (SD) e Ana Alves (PCO) têm 5%. Jorge Luna (PT), Kaká Menezes (Rede) e Edson André (Avante) marcaram 2%. Duda Salabert (PSOL) tem 1%. 

Brancos e nulos chegam a 24% para a primeira vaga e 40% para a segunda. Os indecisos são 13% para a primeira vaga e 23% para a segunda. 

A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram entrevistados 1.214 eleitores de 56 municípios nos dias 20 e 21 de agosto. O registro no TRE é MG-09858/2018 e no TSE é BR‐04023/2018.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.