Descrição de chapéu Eleições 2018

Após largada oficial da campanha nas redes, Alckmin troca marqueteiro digital

Sem uniformizar linguagem digital de tucano, Marcelo Vitorino muda de função

Daniel Carvalho Thais Bilenky
Brasília e São Paulo

Uma semana depois da largada oficial da propaganda eleitoral na internet, a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu nesta quinta-feira (23) mudar o comando da equipe de comunicação digital.

Contratado em maio, o publicitário Marcelo Vitorino foi substituído pelo jornalista Alexandre Inagaki, que já atuava na equipe. 

A campanha na internet começou na quinta-feira da semana passada (16). Vitorino troca de função três dias depois de lançar o novo site de Alckmin.

O publicitário, cujo currículo inclui a vitoriosa campanha nas redes sociais de Marcelo Crivella (PRB) à Prefeitura do Rio em 2016, passará a cuidar de mobilização de militância.

Em menos de quatro meses na função, o publicitário tentou imprimir tom ao mesmo tempo jovial e incisivo ao perfil digital do tucano. Pouco afeito a redes sociais, porém, Alckmin não demonstrou entusiasmo e chegou a reclamar de algumas das ações promovidas pela equipe.

Não é desta campanha que o tucano se mostra reticente em relação a marketing político e eleitoral. Não curtiu, por exemplo, o meme que Vitorino publicou em seu perfil em que o ator John Travolta procura propostas de Jair Bolsonaro (PSL) no site do adversário.

O antagonismo com o capitão reformado —seu principal adversário na corrida para chegar ao segundo turno— não foi plenamente encampado por Alckmin, a despeito da orientação de parte de seus auxiliares. A linguagem pouco uniformizada da candidatura é um dos motivos para a troca na área digital.

Alckmin e Vitorino viajaram juntos nesta semana e o ambiente no avião não foi bom, segundo interlocutores. Um dos motivos de insatisfação era a falta de disposição de Alckmin de produzir vídeos e outros conteúdos voltados especificamente para a internet. 

Vitorino nega crise na campanha e diz que a nova função já era prevista. Ele organizará a militância não só do PSDB, mas dos demais partidos aliados, para combater fake news e disseminar propostas e falas de Alckmin.

"Montei o time e a estratégia do digital. Agora é a vez de montar a mobilização. Saio da coordenação do digital e assumo a coordenação da mobilização", disse.

O publicitário Lula Guimarães, coordenador geral da campanha, elogiou Vitorino e disse que a mudança visa a melhorar a mobilização da militância, que segundo ele está enfraquecida.

"Vitorino foi promovido para uma área mais importante., que é a especialidade dele", disse.

Professor de cursos online de marketing digital, Vitorino enfrentou resistência de parte da militância tucana desde seu ingresso na campanha e sua participação nunca foi consensual. 

Dias depois de sua estreia, o perfil de Alckmin no Facebook cometeu uma gafe. Postou:  "Jogo é jogo. Treino é treino", na ordem inversa à que em geral a frase é dita no universo futebolístico. Na sequência, alguém usou o próprio perfil oficial do pré-candidato para comentar.

"Isso aí, Geraldo, muito bom. Bolsonaro nunca entrou em campo e vem querer cantar de galo", disse Alckmin para ele mesmo. O comentário viralizou. Segundo a campanha, foi uma montagem.

Segundo membros da campanha, Vitorino se mostrava insatisfeito com a timidez de Alckmin nas redes e com a falta de ousadia, apesar de comemorar o aumento do alcance do tucano entre internautas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.